Quarta-feira, 16 de Julho de 2025
icon-weather
instagram.png facebook.png twitter.png whatsapp.png
Quarta-feira, 16 de Julho de 2025
icon-weather
Midia Jur
af7830227a0edd7a60dad3a4db0324ab_2.png

OPINIÃO Sexta-feira, 17 de Fevereiro de 2012, 15:43 - A | A

17 de Fevereiro de 2012, 15h:43 - A | A

OPINIÃO / IRIONEI GRITTZ

Trotes Universitários, como pôr limites?

Restava bem claro, que os valores angariados pelos calouros era para a compra de bebidas alcoólicas

IRIONEI GRITTZ



Na manhã da última quinta-feira, dia 16, em horário próximo das 11h30, passando pela Avenida Beira Rio, em um sinaleiro próximo a duas instituições de ensino superior da nossa capital, uma cena me chamou a atenção. Não pela demonstração do ato em si, já que se tratava de um grupo de jovens calouros pintados e sujos de tinta, lama e farinha, extravasando e comemorando a recém aprovação para seus cursos de graduação.

Poderia até passar por um simples e bem humorado trote, não fosse algo que me indignou como operador de direito e pai. Ao parar no sinal vermelho, uma caloura, igualmente suja, devendo ter uns 18 anos, nitidamente “alterada”, assim me abordou: “tio, me arruma uma moeda?”. Respondi que naquele momento não podia, pois o semáforo estava prestes a abrir, como de fato estava. Na sequência, ela levantou suas mãos, abriu uma peça íntima e disse: “tio, então compra minha calcinha? Preciso arrumar dinheiro”. Ao responder que não, um rapaz que estava ao lado do meu veículo e com uma garrafa de cerveja na mão, disparou repreendendo-a: “Menina, você não consegue nem vender sua calcinha?” A menina, forçou um sorriso visivelmente envergonhado e seguiu abordando outros motoristas que vinham logo atrás.

O rapaz, que obviamente se tratava de um veterano, dirigiu-se a um grupo de colegas que estavam bebendo na calçada, também veteranos, e que divertiam-se com aquele quadro moralmente reprovável. Não creio que tenha sido um caso isolado, pois já, no dia imediatamente anterior, naquele mesmo semáforo, em horário também próximo, já havia sido abordado por outro jovem calouro, trajando somente bermudas, também visivelmente embriagado, pedindo dinheiro enquanto sorvia largos goles de aguardente. Restava bem claro, que os valores angariados pelos calouros era para a compra de bebidas alcoólicas a mando dos alunos veteranos, pois as garrafas e latas estavam ali, espalhadas pelo chão.

Todos os anos estes fatos se repetem, o abuso por parte de alguns veteranos universitários que extrapolam em seus atos e impõem trotes violentos, muitas vezes com condutas moralmente reprováveis e com resultados que não raramente terminam como manchetes negativas nos noticiários e mídia em geral.

O acontecido particularmente me indignou pelo fato de eu estar justamente a caminho da faculdade para buscar minha filha, eis que também recém egressa para o curso de Direito. Ao ouvir o pedido da jovem caloura, imediatamente lembrei-me dela e a associação foi instantânea e inevitável. Fiquei imaginando a reação dos seus pais se tivessem presenciado aquela cena inapropriada e constrangedora. Na maioria dos casos, pais e familiares não podem estar presentes neste momento ímpar na vida destes jovens, pois se ocupam com suas tarefas e compromissos profissionais. A aprovação transforma-se numa explosão de alegria e satisfação para o aprovado, pois este sabe o sacrifício empenhado, e no momento da euforia cometem atos que julgam inconsequentes, alheios a qualquer tipo de repreensão e reprovação.

Fica mais um alerta para que este tipo de comemoração esteja sempre acompanhado por representantes das instituições de ensino através de seus centros acadêmicos, para que seus trotes sejam saudáveis, marcando de maneira positiva o início desta nova etapa na vida dos nossos jovens.

IRIONEI GRITTZ é advogado em Cuiabá.

Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .

Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.


Comente esta notícia

Polícia prende criminosos que atiraram no ex-prefeito de Confresa
#GERAL
TENTATIVA DE LATROCÍNIO
Polícia prende criminosos que atiraram no ex-prefeito de Confresa
Médica apagou vídeo que mostrava ataque ao amante, diz polícia
#GERAL
TRIÂNGULO FATAL
Médica apagou vídeo que mostrava ataque ao amante, diz polícia
Dupla é presa por torturar e matar membro de facção rival em MT
#GERAL
GUERRA URBANA
Dupla é presa por torturar e matar membro de facção rival em MT
Ex de assassino admite relação amorosa com ex-jogador de vôlei
#GERAL
EXECUÇÃO EM CAMINHONETE
Ex de assassino admite relação amorosa com ex-jogador de vôlei
'A médica que me abraçou, foi pivô da sua morte', diz mãe de rapaz assassinado
#GERAL
TRIÂNGULO AMOROSO
'A médica que me abraçou, foi pivô da sua morte', diz mãe de rapaz assassinado
Baleado, ex-prefeito está intubado em UTI e aguarda vaga em hospital
#GERAL
ESTADO GRAVE
Baleado, ex-prefeito está intubado em UTI e aguarda vaga em hospital
Confira Também Nesta Seção: