DA REDAÇÃO
O Conselho Municipal de Saúde de Cuiabá, emitiu uma carta aberta na quinta-feira (22), se manifestando contra a intervenção na Saúde do Município de Cuiabá. O conselho é considerado o órgão legítimo de controle social e componente estrutural do Sistema Único de Saúde (SUS).
Dentre os pontos destacados, o Conselho Municipal de Saúde ressaltou a falta de organização e regionalização dos serviços de saúde por parte do Estado, ocasionando a migração de pacientes de municípios do interior para a capital em busca de tratamento, fato que sobrecarrega o município de Cuiabá. Enfatizou ainda que o momento é de discutir Políticas Públicas de Saúde e Não Políticas Partidárias.
A carta aberta destacou como era o Antigo Pronto Socorro de Cuiabá e as dificuldades enfrentadas pelo município para aquisição de insumos e medicamentos. Em decorrência da pandemia, o mercado farmacêutico não conseguiu suprir as demandas dos municípios, com falta de matéria-prima e aumento dos preços. Além de lembrar que o SUS é tripartite e cada ente deve assumir a sua responsabilidade (Governo Federal, Governo Estadual e Município).
Segundo o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Júlio Garcia, o Conselho não encontrou motivos concretos para a intervenção na Saúde de Cuiabá.
“O Conselho atua na elaboração de proposituras para a melhoria dos serviços públicos de saúde. Verificamos “in Loco” as unidades de saúde e apresentamos para a Prefeitura as nossas proposituras em prol dos usuários do SUS. Sempre obtivemos respostas dos nossos questionamentos. Sabemos que em outros municípios e estados têm gestões que não dão a mínima para as proposituras apresentadas pelos Conselhos, diferente da administração municipal de Cuiabá. Somos um Conselho atuante, sem lado partidário, e sempre buscamos não só apresentar problemas, mas sim ajudar na resolutividade”, pontuou.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.
Adnan alli ahmad 23/12/2022
Sério essa visão do Conselho? Acha que isso é determinante para este caos histórico segundo algumas notícia. https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://www.gazetadigital.com.br/editorias/cidades/oua-mdicos-denunciam-caos-na-sade-de-cuiab-e-mortes-por-falta-de-medicamentos/717375&ved=2ahUKEwjn0r74lJD8AhViD7kGHRmrAssQFnoECB0QAQ&usg=AOvVaw0oIJ8g9tZxCIWHrbQudwoU Essa e apena uma q coloquei, o Conselho nao deve precisar desse serviço, na Câmara de vereadores, enterraram uma moção de repúdio à secretária, isso quando acontece não é para falar mau de pessoas e sim para tentar arrumar um sistema para poder melhorar a todos. Sou do interior e muitas vezes famílias de Cuiabá que tem parentes em cidade vizinha que tenta um conhecimento para que possa ajudar alguém que está internado. Consegui algum êxito depois de pedir e conversar com muitas pessoas, porém a demora é tanta que a pessoa está entubada nesse exato momento. O Conselho tem que acompanha mais os fatos e não somente respostas do executivo. Na hora que entra e precisa do serviço está tento muita dificuldade. meu nome está identificado se que quiser entrar em contato estarei a disposição e relato com documento do que estou falando. Inclusivel pessoas da família que mora em sua cidade..
1 comentários