DA REDAÇÃO
O desembargador mato-grossense Ítalo Fioravanti Sabo Mendes foi eleito vice-presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, para o biênio 2016-2018.
A eleição ocorreu durante sessão plenária da última quinta-feira (18). Também foram eleitos os desembargadores Hilton Queiroz, para a presidência, e João Batista Moreira para a corregedoria regional.
Ítalo Mendes é irmão do juiz Yale Sabo Mendes e primo do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, do defensor publico geral do Estado, Djalma Sabo Mendes Júnior e do juiz Francisco Alexandre Ferreira Mendes Neto.
A posse dos novos magistrados ocorrerá na segunda quinzena do mês de abril.
O atual presidente do TRF-1, desembargador Cândido Ribeiro, desejou ao presidente eleito uma grande administração, “embora reconheça que Vossa Excelência vai ter que se preparar para enfrentar algumas dificuldades, principalmente na área econômica e orçamentária”, destacou.
“Eu tenho certeza de que, com a sua experiência, criatividade e competência administradora, Vossa Excelência dará solução a tudo isso”, concluiu.
O desembargador Hilton Queiroz agradeceu aos desembargadores. “O tempo também está me trazendo aqui à condição de presidente pelo voto dos meus colegas, a quem sensibilizadamente agradeço pela confiança (...).Os tempos são difíceis, e em tempos difíceis não se espera a atividade de um, mas do conjunto”, afirmou.
Da mesma forma, o desembargador federal I’talo Mendes agradeceu a confiança a ele depositada, colocando-se à disposição do presidente eleito, manifestando-se em “colaborar em tudo o que for necessário para que possamos ter uma boa gestão (...) em um momento tão difícil no campo econômico para o nosso País”.
O desembargador João Batista Moreira também manifestou-se honrado com a escolha do seu nome para a Corregedoria, afirmando seu desejo de contribuir com a nova administração. Parabenizou os desembargadores federais Hilton Queiroz e I’talo Mendes, “pessoas de cultura invejável, fino trato e ética igualmente admirável”, afirmou.
Presidente Hilton Queiroz
O desembargador federal Hilton Queiroz, natural de Santo Antônio de Jesus (BA), tomou posse como juiz do Tribunal Regional Federal da 1ª Região em 19 de dezembro de 1997, promovido pelo critério de antiguidade. Sua investidura na Justiça Federal se deu em 1984, na Seção Judiciária da Bahia. Como juiz, atuou, também, nas Seccionais do Rio Grande do Norte e do Piauí. Foi diretor do foro da Seção Judiciária da Bahia no ano de 1989 e, também, de maio de 1992 a maio de 1993. Integrou os Tribunais Regionais Eleitorais, como juiz federal, na Bahia e no Piauí. Atualmente, é membro da Corte Especial, da 2.ª Seção e da 4ª Turma do TRF da 1ª Região.
Vice-presidente Ítalo Mendes
O desembargador federal I'talo Mendes, natural de Diamantino – MT, tomou posse como juiz do Tribunal Regional Federal da 1ª Região em 07 de agosto de 1998, pelo quinto constitucional, tendo sido indicado, em lista sêxtupla, pelo Ministério Público Federal e, em lista quádrupla, pelo TRF 1ª Região. Antes de assumir como desembargador, atuava como procurador regional da República, com exercício também na Procuradoria Geral Eleitoral. Atualmente, é membro da 2ª Seção e da 4ª Turma do TRF da 1ª Região.
Corregedor Regional João Batista Moreira
O desembargador Federal João Batista Gomes Moreira, natural de Patos de Minas-MG, nascido em 24/06/52, tomou posse como membro do Tribunal Regional Federal da 1ª Região em 15 de fevereiro de 2001, promovido pelo critério de merecimento. Seu ingresso na magistratura deu-se em 1987 na Seção Judiciária do Acre, onde exerceu a Diretoria do Foro e foi membro do Tribunal Regional Eleitoral. Serviu em seguida nas Seções Judiciárias do Amazonas, de Goiás, do Tocantins e do Piauí. Na Seção Judiciária de Goiás, onde permaneceu por mais de 13 anos, foi diretor do foro e membro do Tribunal Regional Eleitoral. Atualmente, é membro da Corte Especial, da 3ª Seção e da 5ª Turma do TRF da 1ª Região.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.