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POLÍTICA Sexta-feira, 01 de Março de 2024, 10:08 - A | A

01 de Março de 2024, 10h:08 - A | A

POLÍTICA / BR 163

Diego Guimarães foi o primeiro a pedir duplicação do trecho entre Sinop e a divisa com o Pará

Da Assessoria



Prevista para o mês de abril, a Audiência Pública proposta pelo deputado Diego Guimarães (Republicanos) será palco para discussões sobre a BR 163. A pauta é a necessidade da duplicação dessa estrada entre Sinop e a Serra do Cachimbo, que é a divisa com o Pará.

A preocupação do parlamentar com a duplicação deste trecho é antiga. No dia 10 de maio de 2023, ele apresentou em plenária a primeira indicação para que a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a Concessionária Via Brasil realizassem estudos para demonstrar a real necessidade de duplicação integral deste trecho.

Desde então, o deputado já apresentou mais oito indicações e tem trabalhado incansavelmente, na busca de apoio para concretizar a duplicação deste trecho. Segundo Guimarães, são 220 quilômetros que vão beneficiar mais de 20 municípios, incluindo Sinop, Itaúba, Santa Helena, Terra Nova, Peixoto de Azevedo, Matupá e Guarantã do Norte.

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“Mais que escoar a safra, a duplicação deste trecho garantirá a segurança da população que utiliza a estrada. Diariamente perdemos vidas em acidentes rodoviários neste trecho. Duplicar é garantir mais saúde, mais educação e mais segurança para a região”, destaca o deputado.

Em julho de 2021, o Consórcio Via Brasil BR-163 venceu o leilão para explorar este trecho por 10 anos, prorrogáveis por mais dois anos. “Isso significa que o Consórcio vai cuidar da infraestrutura e da prestação do serviço público de recuperação, conservação, manutenção, operação, implantação de melhorias e ampliação de capacidade das rodovias BR-163/230/MT/PA, mas não previu a duplicação”.

Diante desta constatação, o deputado se reuniu com representantes da ANTT e do governo do Estado de Mato Grosso. “O encontro foi produtivo. Tivemos uma sinalização de que é possível a mudança do escopo do contrato que há com a Via Brasil que é apenas de manutenção e não de duplicação”.

O deputado também já se reuniu com a Bancada Federal para falar sobre este assunto. “A minha primeira conversa foi com o senador Jayme Campo que se comprometeu em nos ajudar nas conversas com os Ministérios de Transporte e de Infraestrutura. E é claro que também vamos falar com ANTT para concretizar este sonho e salvar vidas”.

HISTÓRIA - Diego Guimarães destaca que a duplicação até Sinop é um marco que tem que ser valorizado. As obras para duplicação de 453, dos 855 quilômetros de rodovia começaram em 2014, com prazo de 30 anos para a conclusão. O contrato para a concessão das obras foi assinado há 10 anos entre a concessionária Rota do Oeste e o Governo do Estado de Mato Grosso.

Ao todo a BR – 163 tem 3.579 – quilômetros de extensão. Destes 850 quilômetros em Mato Grosso. Inaugurada em 1976, a estrada tem 48 anos e é considerada o principal corredor de escoamento da safra de Mato Grosso. Mais de 70 mil veículos por dia trafegam pela 163. Pelo menos 70% são de cargas.

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