THAIZA ASSUNÇÃO
DA REDAÇÃO
O desembargador federal mato-grossense I'talo Fioravante Sabo Mendes, que é de Diamantino, tomou posse nesta quinta-feira (17) como presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região.
A sessão teve presença reduzida de participantes e foi trasmitida por videoconferência por conta das medidas de prevenção adotadas pela Corte diante da pandemia do novo coronavírus.
Irmão do juiz Yale Sabo Mendes e primo do ministro do STF Gilmar Mendes, I´talo ficará à frente do TRF-1 até 2022.
Em seu discurso, o desembargador lembrou que assume a presidência da Corte em um momento difícil, por conta da pandemia do novo coronavírus.
“Quis o destino que participássemos dessa audiência de posse de máscara, passando álcool em gel nas mãos. São contingências da vida, do destino. Dói o nosso coração ver milhões de pessoas sofrendo pela pandemia ou pela angústia, pelo temor da pandemia, mas nós não podemos esmorecer”, disse.
Dói o nosso coração ver milhões de pessoas sofrendo pela pandemia ou pela angústia, pelo temor da pandemia, mas nós não podemos esmorecer
“Nesse contexto, de um momento tão difícil para o País e para o mundo, é que assumo a presidência dessa Corte. Esse contexto faz aumentar a nossa responsabilidade. A nossa responsabilidade aumenta excepcionalmente, porque o nosso compromisso com o País, com jurisdicionado, é proporcional à gravidade do momento”, acrescentou.
I´talo ressaltou, porém, que apesar do momento difícil, fará o possível para o TRF-1, durante a sua gestão, corresponda às expectativas do povo brasileiro.
“Afirmo perante todos o meu compromisso com as instituições brasileiras, o meu compromisso de cumprir com a Constituição do meu País. Peço apoio dos colegas desembargadores e juízes federais nesse compromisso. Estarei sempre aberto ao diálogo, ao diálogo franco, a conversa aberta, isso jamais faltará na minha gestão”, disse.
“Não fugiremos do debate. Vamos debater sim, o que for melhor para a nossa Corte, o que for melhor para o Judiciário Federal, para Poder Judiciário brasileiro. Buscaremos sempre o melhor para que possamos bem desenvolver as nossas atividades jurisdicionais. É a única promessa que faço: trabalhar e lutar para melhores condições das nossas funções”, pontuou.
Na mesma sessão, foram empossados o desembargador federal Francisco de Assis Betti como vice e a desembargadora federal Ângela Catão como corregedora.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.