ADILSON ROSA
DO MIDIANEWS
A Justiça Federal prorrogou para o dia 29 de maio as inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) após ação da Defensoria Pública da União.
A decisão foi proferida na tarde de quinta-feira (30) pelo juiz da 8ª Vara Federal de Mato Grosso, Raphael Cazelli Almeida Carvalho, e vale para todo o país.
O não cumprimento da decisão judicial prevê uma multa diária de R$ 20 mil.
Em seu despacho, o magistrado determinou que a prorrogação seja feita até que o sistema de inscrição – o SisFIES - reconheça os dias em que as falhas acabaram prejudicando os estudantes.
“Corrijam o funcionamento do SisFIES para novas contratações do Fies ou disponibilizem meios alternativos para efetivar as inscrições”, diz um trecho da decisão.
Segundo o Ministério da Educação (MEC), as inscrições se encerraram na quinta-feira, mas não havia certeza de que todos os candidatos a novos financiamentos teriam os pedidos aprovados.
A confirmação seria conforme os valores disponibilizados pelo Ministério da Fazenda. O MEC informou que os contratos antigos estavam garantidos.
Desde o início do ano, alunos que contavam com o Fies para garantir o curso superior estavam com problemas, uma vez que a verba sofreu cortes e disponibilizada um valor menor do que no ano anterior.
Para complicar, houve um deslocamento de financiamento para a região Nordeste para que, segundo o MEC, houve um “equilíbrio” no atendimento aos alunos em todo o país.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.