DA REDAÇÃO
O deputado estadual Dr. João (MDB) apontou dificuldades na costura de uma possível federação entre o MDB e o Republicanos em Mato Grosso para 2026. Segundo ele, o principal entrave não está no alinhamento ideológico, mas na disputa por quem comandaria a estrutura.
Porém, caso as executivas nacionais dos dois partidos fechem a federação, ela terá que ser replicada em Mato Grosso, mesmo com as divergências. “O MDB não vai ser comandado pelo Republicanos nunca, e o Republicanos não vai aceitar. O grande entrave não é nem direita ou esquerda, é quem vai comandar a situação”, afirmou.
Na avaliação do parlamentar, caso houvesse consenso, a aliança teria força para eleger até cinco parlamentares. Além disso, as duas siglas possuem projetos majoritários no Estado: o MDB trabalha a candidatura de Janaína Riva - hoje oposição ao Governo do Estado - ao Senado, enquanto o Republicanos tem o vice-governador Otaviano Pivetta como pré-candidato ao Governo numa aliança que contaria com o governador Mauro Mendes (União) e outros nome da base aliada no palanque.
Como alternativa, Dr. João defendeu o fortalecimento do MDB de forma independente e confirmou que o partido passará por mudanças internas. “Vai ter eleição agora em agosto, vamos colocar a Janaina como presidente no partido”, disse, referindo-se à deputada estadual Janaina Riva.
Sobre o diretório de Cuiabá, Dr. João relatou uma conversa com o ex-deputado Carlos Bezerra, que condicionou a permanência do deputado federal Emanuelzinho no MDB à sua manutenção na presidência. “Eu disse a ele: então agradece a ele. A presidente vai ser a Janaina”, completou.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.