GIOVANA GIRALDELLI
DA REDAÇÃO
O governador Mauro Mendes (União) promete "enquadrar" os representantes da Polícia Penal e da Segurança Pública para se explicarem sobre a fuga de dois detentos da Penitenciária Central do Estado (PCE) no último fim de semana. Segundo ele, a situação é inadmissível.
Na manhã do último sábado (5), Christopher Allef de Oliveira Santana, 24 anos, e Henrique Darlan de Oliveira Mello, 23 anos, cortaram o arame farpado da ala dos presos que trabalham da unidade e usaram uma corda para pular os muros.
"Já pedi explicações a nossa Polícia Penal e, principalmente, ao secretário de Segurança. Hoje vamos ter uma reunião com eles sobre isso, porque não pode uma unidade de segurança daquele tamanho ter uma falha dessa", afirmou o governador durante cerimônia de formatura de 125 novos policiais civis no Estado.
Para o governador, manter os detentos em cárcere é fundamental para garantir a sensação de segurança para a população e evitar a prática de novos crimes, principalmente com o avanço das facções criminosas. "Não dá pra admitir esse tipo de coisa dos presídios de Mato Grosso", sintetizou.
Leia mais:
Deputada Gisela convoca a sociedade para o debate, ao lamentar a morte de 28 mulheres em MT
Após a fuga, a Secretaria de Justiça se manifestou por meio de nota. A pasta informou que foi aberto um procedimento administrativo para apurar as circunstâncias da fuga.
A Sejus não detalhou se há suspeita de falhas no monitoramento interno ou de apoio externo à ação.
A Penitenciária Central do Estado é a maior unidade prisional de Mato Grosso e abriga detentos de alta periculosidade. A ala dos trabalhadores, de onde os dois escaparam, é destinada a presos em regime de trabalho interno.
As buscas pelos fugitivos seguem sendo realizadas.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.
Eu conto? 07/07/2025
Senhor Governador...Lembrando que esses presos são do projeto apoiado pelo judiciário...Preso trabalhador que não tem necessidade em vigilância...Está de tornozeleira e não tem vigilância aproximada...Outra, fuga de combate com rondas externas cumprindo a lei que o senhor sancionou....Em resumo. Ninguém faz rondas..Os que faziam no passado o GIR, foram desviado para outros fins.
1 comentários