ALLAN PEREIRA
Da Redação
O empresário Valdinei Mauro de Souza, mais conhecido como "Nei Garimpeiro", dono da Fomentas Mining Company, voltou atrás e decidiu manter doações ao Hospital Geral Dr. Nicolau Fontanillas Fragelli em Poconé. Ele havia anunciado a suspensão temporária dos repasses voluntários à unidade hospitalar. O anúncio foi feito ao lado do prefeito Tatá Amaral (MDB), em vídeo, divulgado nesta sexta-feira (11).
O anúncio do empresário vem depois que viralizou na internet um áudio, atribuído a Valdinei, de que as doações ao hospital seriam suspensas por que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi o mais votado no município. O garimpeiro apoiou o opositor do petista, o atual presidente Jair Bolsonaro (PL), durante as eleições. Em Poconé, Lula teve 63,64% dos votos válidos no segundo turno.
Em nota, enviada nesta quinta-feira (10), a assessoria de imprensa da Fomentas Mining informou que o áudio não é do empresário Valdinei, destacou que a suspensão das doações seriam temporárias por conta da dificuldade no cenário econômico para compra e venda de ouro no mundo e negou caráter político na paralisação dos repasses.
Leia mais:
Empresa de Poconé promete demissões após vitória de Lula
Kardec alfineta Nei Garimpeiro e diz que Poconé merece mais do que doações
Já nesta sexta (11), o prefeito Tatá Amaral pediu uma reunião com Valdinei e solicitou que ele não parasse com as doações. Os dois gravaram um vídeo para anunciar que as doações serão mantidas pela mineradora do empresário.
"Estou aqui com o nosso prefeito a pedido dele. Viemos bater um papo. Acho que houve alguns enganos na cidade de Poconé. Foi falha minha em não ter vindo falar com o nosso prefeito. [...]. O prefeito falou que não tira a ajuda de Poconé. Nós precisamos da ajuda de vocês. Se você tirar essa ajuda, vai ficar ruim para Poconé. E nós respeitamos 100% Tatá, sempre fomos parceiros, resolvemos vir aqui, pegar na mão e vamos continuar com a ajuda do hospital", diz Valdinei.
No vídeo, Valdinei garante também que vai aumentar o valor das doações e que houve um mal-entendido, fazendo possível menção ao áudio que viralizou na internet.
O prefeito Tatá falou em seguida, agradeceu a decisão tomada pelo empresário e ressaltou a importância da mineração para Poconé.
"É uma atividade econômica que mais gera emprego e renda no nosso município. Tem contribuído muito. E houve aí essa questão dessa notícia, mas que, graças a Deus, você veio acabar com isso e eliminar esses 'blá-blá-blá' e botar no concreto aquilo que tem que ser - continuar lutando para conseguir que Poconé bem melhor para se viver".
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.