GIOVANA GIRALDELLI
DA REDAÇÃO
O governador em exercício de Mato Grosso, Otaviano Pivetta (Republicanos), confirmou nesta terça-feira (11) que pretende disputar o comando do Palácio Paiaguás em 2026. Na mesma ocasião, ele revelou que, caso Mauro Mendes (União Brasil) decida concorrer ao Senado, esse será o seu nome de preferência.
“Se for candidato, meu candidato número 1 ao Senado é o Mauro Mendes. O segundo candidato, nós temos que ver como se dará a composição, a aliança a ser definida”, afirmou.
Pivetta também comentou as articulações políticas que vêm sendo costuradas para as próximas eleições. Segundo ele, o Republicanos aguarda a consolidação da federação entre União Brasil e PP, o que abriria caminho para outra composição: uma federação entre Republicanos e MDB.
“Eu falei com o presidente nacional do Republicanos, e o que ele me disse foi que está aguardando primeiro a consolidação da aliança entre União Brasil e PP. Se isso acontecer, é muito provável que ocorra também a federação do MDB com o Republicanos”, disse.
Leia mais:
Com Mendes fora do país, União Brasil adia discussões sobre 2026
Diante dessa possibilidade, ele foi questionado sobre a chance de compor chapa com a deputada estadual Janaina Riva (MDB), que tem como projeto disputar o Senado. Janaína é hoje uma das maiores críticas ao governador na Assembleia Legislativa.
Pivetta evitou antecipar qualquer definição. “Se houver a federação, vamos ver como fazer mais adiante. Não dá para antecipar como ficará, se ainda não sabemos. Seriam apenas suposições”, ponderou.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.