ALLAN PEREIRA E MIKHAIL FAVALESSA
Da Redação
O vice-prefeito José Roberto Stopa (PV) aposta no ex-ministro Aloizio Mercadante (PT) para conseguir liberar um empréstimo de R$ 100 milhões para asfaltar 11 bairro de Cuiabá junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O petista foi anunciado, pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), como o novo diretor-presidente do BNDES a partir de 2023.
"Se não conseguirmos tratar nesse final de ano, já estamos falando com o Mercadante que vai ser o novo diretor-presidente do BNDES e já temos o entendimento com o novo governo para que se proceda a liberação", disse Stopa para à imprensa, na manhã desta sexta-feira (16).
Stopa informou que o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) vai ao BDNES, no Rio de Janeiro, tenta liberar o empréstimo com a atual gestão na próxima semana. Mercandante será a alternativa, caso Emanuel não consiga a liberação. O acerto estaria mais facilitado com o petista, já que a primeira-dama Márcia Pinheiro (PV) foi a candidata de Lula ao Governo em Mato Grosso nas eleições deste ano.
Um dos motivos que pode estar dificultando a liberação do recurso é a suspensão da nota da Prefeitura de Cuiabá na eficiência na gestão das contas públicas, pelo Tesouro Nacional, no início de dezembro. Segundo o órgão, o Executivo da Capital pode não tem dinheiro para pagar dívidas no final deste ano e ficar completamente no vermelho.
Stopa aponta, porém, que o motivo para o BNDES não liberar o empréstimo é "muito mais política do que técnica".
"Houve uma questão política, momentânea, eleição. Não estou dizendo que é perseguição, mas é eleição, aquele processo ali tumultuado, que não foi possível a liberação. Mas não tenho dúvida nenhuma de que já estamos fazendo o entendimento para que o ano que vem, através do novo presidente do BNDES, se não for liberar esse ano, vai ser liberado ano que vem", disse.
Estes recursos do BNDES seriam para destravar obras de asfaltamento em Cuiabá. Após diversos embates, a Prefeitura de Cuiabá e o Governo fizeram uma parceria conjunta para obras de asfaltamento e drenagem em 11 bairros da Capital. Bancada parlamentar de Mato Grosso também prometeu recursos para Emanuel fazer as obras. A expectativa é que elas se iniciem em 2023.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.