Sábado, 12 de Outubro de 2024
icon-weather
instagram.png facebook.png twitter.png whatsapp.png
Sábado, 12 de Outubro de 2024
icon-weather
Midia Jur
af7830227a0edd7a60dad3a4db0324ab_2.png

POLÍTICA Terça-feira, 21 de Junho de 2016, 09:16 - A | A

21 de Junho de 2016, 09h:16 - A | A

POLÍTICA / POLÊMICA COM A OAB

TRF nega recurso e mantém carteira de advogado ao ex-juiz Julier

Tribunal negou recurso da OAB-MT e garantiu registro ao ex-juiz

LUCAS RODRIGUES
DA REDAÇÃO



O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), em Brasília (DF), manteve a sentença que obrigou a Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso (OAB-MT) a conceder o registro na entidade ao ex-juiz federal e pré-candidato a prefeito de Cuiabá, Julier Sebastião (PDT).

A decisão, unânime, foi tomada em julgamento realizado na última segunda-feira (13).

Votaram por negar o recurso da OAB-MT e manter a sentença favorável a Julier os desembargadores Marcos Augusto de Sousa, Maria do Carmo Cardoso, Novély Vilanova e o juiz substituto Itelmar Raydan Evangelista.

Julier conseguiu o direito de obter a carteira de advogado em 2014. Ele entrou na Justiça após o então presidente da Ordem, Mauricio Aude, ter suspendido a decisão da Câmara Julgadora em conceder seu registro profissional de advogado.

Segundo a OAB, o ato foi tomado para analisar melhor o pedido de inscrição, devido à busca e apreensão sofrida pelo magistrado em sua residência no decorrer da Operação Ararath, desencadeada pela Polícia Federal, em 2013. Posteriormente, as investigações da Ararath contra Julier foram anuladas.

Na sentença que garantiu o registro ao ex-juiz, o magistrado Marcelo Lobão, da 8ª Vara Federal de Cuiabá, sustentou que a Constituição Federal garante o direito ao trabalho para qualquer cidadão que preencha as qualificações exigidas.

Ele relatou que Mauricio Aude, ao suspender a inscrição de Julier, cometeu um ato ilegal e que fere o próprio Estatuto da Advocacia, uma vez que o presidente da OAB-MT não poderia, sozinho, suspender decisão da Câmara Julgadora.

O juiz explicou que nem o presidente da OAB Nacional “possui tal prerrogativa em face das decisões proferidas pelos órgãos colegiados da instituição”.

Para Marcelo Lobão, mesmo que a Ordem fosse instaurar procedimento para verificar se Julier teria ou não idoneidade moral para atuar na advocacia, deveria fazer após entregar o registro a ele.

Entenda o caso

Julier, que se desligou da magistratura federal em março de 2014 para tentar se candidatar ao Governo do Estado - o que acabou não ocorrendo -, havia requerido à OAB-MT seu registro para atuar como advogado.

No dia 14 de abril daquele ano, a Câmara Julgadora deferiu o pedido do ex-juiz. No entanto, horas depois, a diretoria da OAB decidiu suspender a análise do registro.

Poucos dias antes do fato, o ex-presidente da seccional, Francisco Faiad, fez um discurso a um grupo de advogados, em que pediu ao Conselho Seccional da entidade para que não aceitasse o registro de Julier.

Sem citar nomes, Faiad classificou o ex-magistrado como "o maior violador de prerrogativas da história da OAB em Mato Grosso".

"Quando ex-magistrados e promotores deixarem as suas funções, e requererem inscrição na ordem, analisem o passado dessas pessoas para ver se merecem ter a carteira da OAB. Porque quem viola as prerrogativas de advogados não merece ser aceito na OAB", disse.

A rusga entre os dois surgiu em agosto de 2009, quando o então juiz Julier afastou Faiad da presidência da OAB-MT, por suposto tráfico de influência, concorrência desleal e possíveis atos de improbidade administrativa.

O afastamento se deu por causa de uma ação de execução judicial de mais de R$ 9 milhões. A decisão de afastá-lo foi proferida no Dia do Advogado.

Leia mais:

Juiz proíbe OAB de julgar procedimento contra Julier

OAB-MT marca julgamento sobre idoneidade de Julier

Justiça Federal mantém carteira de advogado a Julier


OAB-MT concede registro ao ex-juiz Julier Sebastião


Está suspenso processo de inscrição de Julier na OAB

OAB diz que opinião de Faiad não interferirá em registro


Faiad pede para OAB não aceitar juiz; veja vídeo

Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .

Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.


Comente esta notícia

Professor de futebol acusado de abuso sexual de alunos de projeto social é preso
#GERAL
MONSTRO
Professor de futebol acusado de abuso sexual de alunos de projeto social é preso
Mulher mata marido com facada após ser agredida por ele
#GERAL
NO PEITO
Mulher mata marido com facada após ser agredida por ele
Motorista de aplicativo suspeito de agredir mãe com filho autista é encontrado
#GERAL
UM DIA DEPOIS
Motorista de aplicativo suspeito de agredir mãe com filho autista é encontrado
'Homem Aranha' de MT invadiu e furtou 18 apartamentos; criminoso foi solto em agosto
#GERAL
REINCIDENTE
'Homem Aranha' de MT invadiu e furtou 18 apartamentos; criminoso foi solto em agosto
Motorista morre em acidente após colidir com árvore na MT 358
#GERAL
EM TANGARÁ DA SERRA
Motorista morre em acidente após colidir com árvore na MT 358
Governo abre auditoria após pacientes contrairem HIV depois de transplante
#GERAL
HIV
Governo abre auditoria após pacientes contrairem HIV depois de transplante
Confira Também Nesta Seção: