Terça-feira, 08 de Julho de 2025
icon-weather
instagram.png facebook.png twitter.png whatsapp.png
Terça-feira, 08 de Julho de 2025
icon-weather
Midia Jur
af7830227a0edd7a60dad3a4db0324ab_2.png

POLÍTICA Quinta-feira, 12 de Junho de 2025, 16:25 - A | A

12 de Junho de 2025, 16h:25 - A | A

POLÍTICA / PERMANÊNCIA

Vereador recusa convite para assumir a Educação de Cuiabá

Daniel Monteiro decidiu que não é o momento de deixar o Legislativo para assumir a Educação da Capital

GIOVANA GIRALDELLI
DA REDAÇÃO



 

Contrariando a expectativa de parlamentares e do prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini (PL), o vereador Daniel Monteiro (Republicanos) recusou o convite para assumir a Secretaria Municipal de Educação. A decisão anunciada nesta quinta-feira (12) surpreendeu aliados e membros da base governista, que aguardavam o anúncio oficial do novo titular da pasta.

"Não esperava dizer que apenas com seis meses de legislatura eu seria convidado para comandar aquela pasta para qual se destina e se vincula a maior fatia do orçamento. Nesse momento, eu acabei de conversar com o prefeito, conversei com muitas pessoas e eu entendo que não é o momento para eu ser o secretário de Educação", explicou Monteiro.

Abílio convidou Monteiro para assumir a pasta com objetivo de formar uma "supersecretaria" de Educação. O trabalho do atual titular da pasta vem sendo elogiado pelos vereadores e ambos fariam uma "dobradinha" na SME.  Amauri Monge e Daniel Monteiro já trabalharam juntos na Secretaria Estadual de Educação, onde o atual vereador é servidor de carreira e o secretário era adjunto. Conversas de bastidores sobre o convite teriam se intensificado na segunda-feira (9).

Monteiro justificou a negativa ao destacar a importância de seu mandato na Câmara e a autonomia que considera essencial para sua atuação política. Segundo ele, assumir um cargo no Executivo, ainda que estratégico, poderia limitar sua independência.

"Eu disse para o prefeito que, embora estivesse muito honrado com o convite, não aceitaria agora porque a política não é sobre um CPF. É sobre a necessidade do povo", declarou.

O parlamentar também elogiou o trabalho do atual secretário, Amauri Monge, com quem já atuou na Secretaria Estadual de Educação. Para ele, a pasta está bem conduzida e não há urgência em mudanças.

"Aprendi muito com o secretário Amauri sobre gestão, prazo, orçamentação. Cuiabá está servida com um bom secretário", afirmou, mencionando também conquistas alcançadas nos primeiros seis meses de mandato, especialmente na área da Educação, com a adesão de Cuiabá ao programa estadual "Alfabetiza MT", fruto de articulação sua durante a campanha.

Entre as razões pela recusa, Monteiro também mencionou sua breve trajetória na Câmara. Tendo sido eleito recentemente, após anos dedicando-se ao setor privado, não considera justo abandonar o cargo tão cedo, já que não há urgência em

Ao justificar sua decisão, Monteiro também mencionou sua curta trajetória política. Ele destacou que foi eleito recentemente, após anos no setor privado, e não considera justo abandonar o cargo tão cedo tendo em vista que a pasta está bem conduzida e não há urgência em mudanças.

"Fui eleito para ser vereador faz pouquíssimo tempo, eu tava longe da vida pública, era do setor privado dediquei um tempo na Seduc e pela primeira vez concorri a um cargo eletivo, saí vitorioso. É impossível eu deixar agora esse posto para o qual eu fui eleito pelo eleitor cuiabano para assumir uma função. São apenas 6 meses e eu já vou abandonar o cargo de vereador? eu entendo que não. Pelo conjunto de fatores - qualidade do secretário, independência do meu mandato que eu quero cultivar e pelo fato de eu estar muito recentemente aqui como vereador na casa, eu não vou aceitar o convite", concluiu.

Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .

Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.


Comente esta notícia

Homem é arrastado em avenida após cair de motocicleta
#GERAL
VEJA VÍDEO
Homem é arrastado em avenida após cair de motocicleta
Motociclista é preso em flagrante entregando drogas em VG
#GERAL
DELIVERY DO MAL
Motociclista é preso em flagrante entregando drogas em VG
Hospital Unimed Cuiabá avança com realização de cirurgias eletivas
#GERAL
SAÚDE SUPLEMENTAR
Hospital Unimed Cuiabá avança com realização de cirurgias eletivas
Ciclista é atropelada por caminhonete em rodovia e morre
#GERAL
BATIDA FATAL
Ciclista é atropelada por caminhonete em rodovia e morre
PM apreende quase duas toneladas de drogas em dez dias em MT
#GERAL
TOLERÂNCIA ZERO
PM apreende quase duas toneladas de drogas em dez dias em MT
Homem é assassinado a facadas e suspeito alega vingança pessoal
#GERAL
DESAVENÇA FATAL
Homem é assassinado a facadas e suspeito alega vingança pessoal
Confira Também Nesta Seção: