DA REDAÇÃO
O prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini (PL), anunciou que irá extinguir os cartões de crédito consignado dos servidores municipais e estabelecer um limite de 30% do salário para empréstimos com desconto em folha. A decisão foi tomada com base em denúncias recebidas pela atual gestão, que apontam abusos na concessão de crédito consignado, especialmente por meio dos cartões.
“As denúncias são muito sérias, inclusive envolvendo os consignados do município, principalmente voltados ao cartão de crédito. Vamos deixar a margem para cartões em zero. Não vamos aceitar mais essa prática, porque as taxas são abusivas”, declarou Abílio nesta quarta-feira (11).
O anúncio atende a uma indicação do vereador Dilemário Alencar (União), que já havia se manifestado na Câmara Municipal de Cuiabá sobre os prejuízos causados aos servidores. Ele destacou que os empréstimos via cartão de crédito representam um risco significativo de superendividamento, sendo esse o maior vilão da situação financeira dos servidores.
“Estou fazendo um alerta no sentido de que busquemos cortar definitivamente o empréstimo via cartão de crédito. Esse tipo de crédito é lesivo aos servidores, porque os bancos costumam oferecer o rotativo do cartão com prazos de até 120 meses. O cidadão pensa que está pagando uma parcela pequena, mas na verdade está arcando com juros altíssimos, de 9%, 10%, até 12%. Isso é juros de agiota. Pode não ser ilegal, mas é imoral e abusivo. Está superendividando os servidores da prefeitura, do estado e até aposentados da União”, afirmou o vereador à imprensa, nesta terça-feira (10).
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.