DA REDAÇÃO
JLSiqueira/ALMT

A Assembleia Legislativa não terá sessões de votação nesta semana. O presidente Eduardo Botelho (União Brasil) suspendeu a sessão ordinária de quarta-feira (26), que tinha na pauta, entre outros, o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO).
De acordo com Botelho, a justificativa é a proximidade com o segundo turno das eleições presidenciais. O clima de discussão entre lulistas e bolsonaristas foi tenso na semana passada. A AL, inclusive, aprovou uma moção de repúdio a uma decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra a Jovem Pan.
A LDO ainda não tem consenso na Assembleia, mesmo na base do Governo Mauro Mendes (União Brasil). A área técnica da Casa fez estudo que aponta que a previsão de orçamento para 2023 enviada pelo governo está abaixo da arrecadação deste ano.
A estimativa de orçamento da LDO serve, entre outras coisas, para o cálculo das emendas parlamentares do próximo ano.
Os deputados têm apontado a necessidade de ajuste no projeto, e há discussão sobre devolução do PLDO. Eventual acordo com o governo, contudo, depende de Mauro, que está em viagem desde a noite de segunda-feira (24).
Leia mais:
AL aprova repúdio a decisão do TSE contra Jovem Pan
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.