DA REDAÇÃO

Nestor Cerveró, um dos delatores do Petrolão: ele teria articulado convênio com a Gestão Silval Barbosa
Um dos delatores e condenados no mega-esquema de corrupção do Petrolão, o ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró, teria sido, dentro da estatal, o articulador dos Termos de Compromisso assinados com a gestão Silval Barbosa para repassar valores devidos ao Governo do Estado diretamente para empreiteiras que fizeram obras em Mato Grosso, em 2013.
Matéria publicada nesta terça-feira (17) pelo MidiaNews (AQUI) mostra que tanto o Tribunal de Contas do Estado (TCE), quanto o Ministério Público Estadual (MPE), questionam a legalidade dos pagamentos de 44 obras que, estima-se, somaram R$ 108 milhões.
Para o TCE, as transações eram ilegais porque o dinheiro era transferido da estatal petrolífera diretamente para as contas das empreiteiras, sem passar pela Conta Única do Estado e, portanto, sem gerar receita e sem entrar no cálculo para o pagamento do duodécimo dos demais Poderes, por exemplo.
Segundo uma fonte da coluna, Silval Barbosa fez diversas viagens à sede da Petrobras no Rio de Janeiro para tratar dos Termos de Compromisso. Na estatal, seu interlocutor seria o “homem-bomba” Nestor Cerveró, condenado a 12 anos de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no Petrolão.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.