O ministro do STF, Ricardo Lewandowski, tem sido constantemente criticado pela sua atuação como revisor do processo da Ação Penal 470, popularmente conhecida como o julgamento do "Mensalão". Diferente dos demais membros da Corte, Lewandowski discorda com grande frequência do voto do ministro relator, Joaquim Barbosa, o que acaba criando visíveis conflitos entre os dois magistrados.
Enquanto Barbosa (e a maioria dos ministros do Supremo) utiliza como base a teoria do domínio do fato, que responsabiliza os réus não só pelo resultado, mas também pela conduta, Lewandowski se embasa na teoria da imputação objetiva, que dá pouca ênfase à participação no fato concreto. Esta divergência aliada ao temperamento forte de Joaquim Barbosa, está fazendo com que o julgamento crie ares de espetáculo pelas tensões provocadas, recorrentes discussões e frases marcantes dos ministros.Por outro lado, Lewandowski está sendo alvo de todo tipo de escárnio e gozação nas redes sociais, principalmente no Facebook, onde aparece em situações cada vez mais ridículas, todas fazendo referência aos votos de absolvição de muitos condenados por Joaquim Barbosa, como na foto abaixo.
![]() |
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.