DA REDAÇÃO
Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso (TRT-MT) terá mais um desembargador. O Órgão Especial do Tribunal Superior do Trabalho aprovou, na terça-feira (01/07), o anteprojeto de lei que propõe a criação do 9º cargo de desembargador na Justiça do Trabalho de Mato Grosso.
De acordo com o Tribunal, a proposta, que transforma três cargos vagos de juiz do trabalho substituto em um de desembargador com a estrutura do respectivo gabinete, não gerará aumento de despesas para o orçamento do Judiciário. A medida segue, agora, para apreciação da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.
A iniciativa partiu do Tribunal Pleno do TRT mato-grossense, com base em estudos técnicos que concluíram pela necessidade de ampliação do quadro de desembargadores, em razão de diversos fatores estatísticos e socioeconômicos. Desde de sua instalação, em 21 de dezembro de 1992, o número de varas do trabalho saltou de cinco para 38, crescimento de 660%, mas o número de desembargadores permaneceu o mesmo.
A criação da nova vaga também permitirá que cada uma das duas Turmas de Julgamento passe a ter quatro integrantes, favorecendo o equilíbrio na carga de trabalho, a celeridade na tramitação dos processos e o melhor planejamento das sessões. O número ímpar de magistrados também permitirá evitar empates na solução de casos complexos em análise pelo Tribunal Pleno.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.