Segunda-feira, 11 de Agosto de 2025
icon-weather Cuiabá
33°C
instagram.png facebook.png twitter.png whatsapp.png
Segunda-feira, 11 de Agosto de 2025
icon-weather Cuiabá
33°C
Midia Jur
af7830227a0edd7a60dad3a4db0324ab_2.png

ÚLTIMAS NOTÍCIAS Terça-feira, 01 de Julho de 2025, 12:22 - A | A

01 de Julho de 2025, 12h:22 - A | A

ÚLTIMAS NOTÍCIAS / CONSIGNADOS

Com mais de 91 mil contratos recebidos, Sérgio Ricardo estende prazo para envio à plataforma de consignados

A criação da plataforma foi determinada pelo presidente Sérgio Ricardo no dia 12 de junho

REDAÇÃO



O presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), conselheiro Sérgio Ricardo, prorrogou para o dia 31 de julho o prazo para que instituições financeiras enviem os contratos de empréstimos consignados à plataforma Fiscaliza Consignados. A ferramenta recebeu 91.618 mil documentos até 23h59 de segunda-feira (30) e garante transparência na apuração das dívidas firmadas com os servidores públicos estaduais.

“Estamos dando uma oportunidade para que tudo seja esclarecido, com segurança jurídica e responsabilidade com os servidores públicos. Até agora, vemos que a Capital Consig encaminhou 31.834 contratos, o Banco Daycoval apresentou 28.247 e a Eagle Sociedade de Crédito Direto, 9.358 contratos. Esse é o momento das empresas mostrarem que fizeram tudo certo", afirmou Sérgio Ricardo.

O presidente, que vem acompanhando permanentemente as inserções na plataforma, reforça que há 300.000 contratos para serem enviados e que, os acordos que não forem inseridos podem se tornar inexistentes e as dívidas também. “A dívida hoje, se somarmos todos os consignados, passa de R$ 12 bilhões. Precisamos saber o valor, a taxa de juros e quantos anos de vida o servidor está comprometendo,” destacou.

A criação da plataforma foi determinada por Sérgio Ricardo, após reunião realizada com as instituições no dia 12 de junho.  Conforme deliberação da mesa técnica que apura o superendividamento dos servidores do estado, as instituições financeiras tinham até 30 de junho para enviarem os contratos. 

Fiscaliza Consignados

Desenvolvida pela Secretaria Executiva de Tecnologia da Informação (SETI), a plataforma segue padrões de segurança da informação, alinhados às normas internacionais ISO/IEC 27001 e ISO/IEC 27701. Entre os recursos implementados estão o controle de acesso com autenticação multifator, criptografia dos dados, rastreabilidade das operações e armazenamento em ambiente segregado e monitorado.

O procedimento de envio está dividido em três etapas: preenchimento do Termo de Responsabilidade, preparação dos arquivos, de acordo com as orientações do Manual de Boas Práticas disponível na página inicial da plataforma, e envio dos contratos em formato PDF com OCR. O não envio no prazo estabelecido ou em desconformidade com os critérios técnicos poderá ensejar medidas administrativas cabíveis.

Mais informações, além dos manuais, do termo de responsabilidade e da Nota Técnica nº 62/2025, estão disponíveis aqui.

Confira a lista de empresas que enviaram os contratos:

A mesa técnica

Em 26 de maio, o TCE instalou mesa técnica para discutir soluções para a crise dos empréstimos consignados. O trabalho, proposto pelo conselheiro Guilherme Antonio Maluf, está sob relatoria do conselheiro Campos Neto e considera levantamento da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), que mostra que quase 60% dos servidores têm contratos de empréstimos ativos, com média de cinco contratos cada.

Outros encaminhamentos definidos até agora incluem proposta de suspender, por 90 dias, todos os descontos em folha que ultrapassem o limite legal de 35% do salário, com exceção de decisões judiciais relacionadas. Sérgio Ricardo vem defendendo ainda a exclusão gradual de operadoras que não tenham sede ou representação em Mato Grosso e a criação de um teto legal para o comprometimento da renda dos servidores.

Além disso, por sugestão do presidente, o governador Mauro Mendes encaminhou projeto de lei à Assembleia Legislativa que dispõe sobre os limites e condições para as consignações em folha de pagamento dos servidores públicos civis e militares, ativos e inativos, e seus pensionistas, e se aplica a todos os Poderes e órgãos autônomos do Estado de Mato Grosso. O Projeto de Lei 976/2025 já foi aprovado em 1ª votação.

Recentemente, o presidente também propôs a criação de um programa de recuperação fiscal (Refis) para servidores públicos. A sugestão foi apresentada durante audiência pública realizada na ALMT, quando Sérgio Ricardo defendeu uma atuação integrada para garantir maior celeridade na resposta aos servidores públicos.

  Fonte: Secretaria de Comunicação/TCE-MT 

Quer receber notícias no seu celular? PARTICIPE DO NOSSO GRUPO DE WHATSAPP clicando aqui .


Comente esta notícia

aderson gomes da costa 01/07/2025

Será que vai acabar em pizza? Não quero acreditar principalmente essa capital consig que não atende o cliente não manda boleto para quitação

positivo
0
negativo
0

1 comentários

Cães farejadores ajudaram a apreender mais de uma tonelada de entorpecentes em MT
#GERAL
PREJUÍZO DE MILHÕES AO CRIME
Cães farejadores ajudaram a apreender mais de uma tonelada de entorpecentes em MT
Mulher sofre agressões por dias enquanto era mantida em cárcere privado por companheiro
#GERAL
DENÚNCIA ANÔNIMA
Mulher sofre agressões por dias enquanto era mantida em cárcere privado por companheiro
Mulher é flagrada furtando frutas no Mercado do Porto; vídeo
#GERAL
MÃO LEVE
Mulher é flagrada furtando frutas no Mercado do Porto; vídeo
Ex-candidatos do MDB em MT são alvos da PF por crimes eleitorais
#GERAL
OPERAÇÃO CABRESTO
Ex-candidatos do MDB em MT são alvos da PF por crimes eleitorais
Obras do Rodoanel está 44% concluída; dois viadutos estão sendo construídos
#GERAL
INFRAESTRUTURA
Obras do Rodoanel está 44% concluída; dois viadutos estão sendo construídos
Confira previsão do horóscopo para Áries, Touro, Gêmeos, Câncer, Leão e Virgem
#GERAL
VEJA VÍDEO
Confira previsão do horóscopo para Áries, Touro, Gêmeos, Câncer, Leão e Virgem
Confira Também Nesta Seção: