Quarta-feira, 04 de Dezembro de 2024
icon-weather
instagram.png facebook.png twitter.png whatsapp.png
Quarta-feira, 04 de Dezembro de 2024
icon-weather
Midia Jur
af7830227a0edd7a60dad3a4db0324ab_2.png

ÚLTIMAS NOTÍCIAS Quinta-feira, 18 de Janeiro de 2018, 09:16 - A | A

18 de Janeiro de 2018, 09h:16 - A | A

ÚLTIMAS NOTÍCIAS / EX-GOVERNADOR DO RIO

MP pede transferência de Sérgio Cabral para Curitiba

Promotores dizem que o ex-governador montou "rede de serviços e favores"

DO G1



O Ministério Público do Rio pediu a transferência do ex-governador Sérgio Cabral (PMDB), preso em uma penitenciária no bairro de Benfica, na Zona Norte do Rio, para um presídio em Curitiba. A informação foi publicada na edição desta quinta-feira (18) no jornal "O Globo" e confirmada pela TV Globo.

O pedido é referente às regalias tanto em Bangu, onde esteve detido anteriormente, quanto em Benfica. Os promotores dizem que houve uma "rede de serviço e favores" montada para o ex-governador dentro da cadeia. O MP cita os seguintes privilégios.

  • - "Videoteca": instalação de um home theatre no presídio de Benfica, o que seria uma espécie de "sala de cinema", nas palavras dos promotores.
  • - Academia: aparelhos de musculação de "bom padrão como halteres e extensores de uso exclusivo".
  • - Quitutes: alimentos in natura, produtos de delicatessen como queijos, frios e bacalhau.
  • - Colchões: padrão distinto dos distribuídos pela Seap.
  • - Escolta: em Bangu, segundo o MP, Cabral teve livre circulação, com a companhia de agentes penitenciários.
  • - Visitas: recebeu, fora do horário permitido, o filho Marco Antônio Cabral e outros deputados.
  • - Encomendas: Recebimento direto, o que é proibido, e sem vigilância em "ponto-cego".

Sérgio Cabral está preso desde novembro de 2016 e já foi denunciado 20 vezes pelo Ministério Público Federal. Ele já foi condenado duas vezes pela Justiça Federal do Rio e uma pela Justiça Federal de Curitiba. A pena, até agora, é de 72 anos. As condenações são por corrupção passiva, lavagem de dinheiro e pertencimento a organização criminosa.

Os promotores pediram também que o secretário de Administração Penitenciária (Seap), coronel Erir Ribeiro, seja afastado do cargo, assim como outros cinco servidores da pasta. A denúncia cita a proximidade do secretário, que foi comandante da Polícia Militar na gestão de Cabral, com o ex-governador. Lembra ainda que Erir foi candidato a vereador, tendo o apoio — inclusive financeiro — da família Cabral.

Procurada, a Seap afirmou que só vai se pronunciar quando for notificada. A ação, segundo O Globo, está na 7ª Vara de Fazenda Pública, ajuizado pelo Grupo de Atuação Especializada em Segurança Pública (Gaesp) do MP-RJ.

Depoimentos feitos ao MP afirmam que toda doação, como a da videoteca, passam pelo aval verbal ou escrito do secretário. Os procuradores dizem que a reação de Erir Ribeiro em casos como este foi apática.

Na cadeia de Benfica, foram encontrados camarão, queijo de cabra e bacalhau. Uma resolução da Secretaria de Administração Penitenciária proíbe a entrada de produtos in natura nas cadeias do estado. Uma das embalagens tinha o nome de Cabral na tampa.

A ação cita a instalação de um "cinema vip" e visitas feitas fora do horário permitido, muitas delas por deputados, como o filho Marco Antônio Cabral, e aliados do PMDB. Há suspeitas também do recebimento de medicamentos sem prescrição médica. Os remédios teriam chegado, segundo o ex-secretário de Saúde Sérgio Côrtes, após pedidos feitos pelo WhatsApp.

Já sobre Bangu cita a "escolta" de agentes penitenciários a presos e a suposta "rede de serviços e favores".

Também foram feitos pedidos de afastamento contra Sauler Antonio Sakalen, subsecretário da Seap; Alex Lima de Carvalho, inspetor de Bangu 8; Fernando Lima de Farias, subdiretor de Bangu 8; Fábio Derraz Sodré, diretor do presídio de Benfica; e Nilton Cesar Vieira da Silva, subdiretor do presídio de Benfica.

'Cinema vip'

Investigação do MP aponta que Sérgio Cabral chamou missionários de uma igreja evangélica, que já faziam orações na cadeia, à biblioteca do presídio, onde pediu que assinassem um termo falso de doação. Cabral teria dito a eles que fez uma "vaquinha", com os companheiros presos, para a compra do home theatre. Cabral nega.

Os procuradores afirmam que "mesmo em cárcere (ou suposto cárcere) o réu Sérgio Cabral continua a desempenhar aquilo pelo qual encarcerado foi: a gestão da coisa pública em seu benefício pessoal".

Bangu

Imagens do circuito de segurança mostram presos circulando livremente, fora do horário de banho de sol. O ex-governador aparece tendo regalias que superam até mesmo os padrões de Bangu 8. Recebia visitas fora de hora, na sala da direção do presídio.

De acordo com o livro de registros, a data e a hora em que Sérgio Cabral era levado até lá coincidem com a presença em Bangu do filho dele, o deputado Marco Antônio Cabral (PMDB).

Como mostrou a TV Globo, até as conversas com os advogados fugiam do padrão. O regulamento determina que o contato com o cliente seja feito num local específico: o parlatório. Mas as câmeras mostram que Sérgio Cabral saía dali e caminhava até o hall de entrada do presídio. Os advogados davam a volta por fora e chegavam ao mesmo local, mesmo em dias de chuva.

As notícias da vida fora dos muros chegavam depressa ao ex-governador. No dia 17 março, ele foi cercado no corredor e recebeu abraços, cumprimentos e o carinho dos companheiros de cela e de presídio. Sérgio Cabral retribiu emocionado.

O dia e a hora coincidem com a notícia de que a ex-primeira dama, Adriana Ancelmo, iria sair de Bangu para a prisão domiciliar. No fim de maio, os 146 presos de Bangu 8 foram transferidos para a cadeia José Frederico Marques, em Benfica.

Quer receber notícias no seu celular? PARTICIPE DO NOSSO GRUPO DE WHATSAPP clicando aqui .


Comente esta notícia

Bando sequestra empresário e rouba Amarok em MT
#GERAL
VIOLÊNCIA
Bando sequestra empresário e rouba Amarok em MT
1ª dama de MT lança Programa SER Família Fé e Vida com a participação de padre
#GERAL
SAÚDE MENTAL
1ª dama de MT lança Programa SER Família Fé e Vida com a participação de padre
Polícia mira quadrilha acusada de aplicar golpes pela OLX
#GERAL
OPERAÇÃO SMURFFING
Polícia mira quadrilha acusada de aplicar golpes pela OLX
Projeto
#GERAL
LAZER SOCIAL
Projeto "Dia da Alegria" encanta mais de mil pessoas
Jovem morto um dia depois de registra B.O contra integrantes de facção
#GERAL
GUERRA URBANA
Jovem morto um dia depois de registra B.O contra integrantes de facção
Suspeito de roubos morre em confronto com policiais em Cuiabá
#GERAL
TROCA DE TIROS
Suspeito de roubos morre em confronto com policiais em Cuiabá
Confira Também Nesta Seção: