DA REDAÇÃO
Em pronunciamento nesta sexta-feira (30), a senadora Ana Amélia (PP-RS) comentou a decisão do ministro Joaquim Barbosa de antecipar sua saída da presidência do Supremo Tribunal Federal (STF) e também da corte.
Ao ler artigos e matérias sobre a aposentadoria de Barbosa, a parlamentar destacou suas qualidades e disse que ele encarna valores como independência, coragem e rigor. Para Ana Amélia, o ingresso do ministro na política faria bem ao país.
“É natural que por esses valores defendidos, partidos políticos estejam atrás dessa grande biografia para integrar seus quadros. Seria muito bom para a política do país se ele saísse candidato ao Senado, a um governo de estado, à presidência da república, à vice-presidência, a deputado federal, o que ele desejasse, porque isso daria um grande alento à prática política”, disse Ana Amélia.
Primeiro negro a presidir o Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Joaquim Barbosa anunciou sua aposentadoria para o fim de junho.
“A saída do ministro Joaquim Barbosa da carreira jurídica ocorre precocemente. Perde o Poder Judiciário, perde o Supremo Tribunal Federal”,– avaliou..
O ministro ganhou maior notoriedade como relator do julgamento da ação 470, também conhecido como mensalão. Foi assim, disse a senadora, que se projetou como um juiz que finalmente atendeu às expectativas da sociedade na reparação de delitos cometidos por ocupantes de cargos públicos.
“O ministro que obteve reconhecimento dentro e fora do Brasil não é, nem poderia ser, uma unanimidade. As pessoas que quebram paradigmas, como fez Joaquim Barbosa são avaliados exatamente por essa coragem. O legado que deixa deve ser inspirador dos que, em todas as instâncias, e não só nas altas cortes, trabalham pela efetividade da Justiça”, disse Ana Amélia.
Quer receber notícias no seu celular? PARTICIPE DO NOSSO GRUPO DE WHATSAPP clicando aqui .