DA AMM
Promover a Educação Inclusiva no ambiente escolar é reduzir as barreiras na aprendizagem das crianças com necessidades educacionais especiais, mas para isso ocorrer efetivamente, requer o comprometimento de todos que estão a sua volta, como professores, gestores escolares e familiares.
É sobre esta perspectiva que Sinop tem atuado com as 150 crianças com deficiências visuais, auditivas, múltiplas, mentais, síndromes, dislexia e com transtorno global do desenvolvimento e transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, que estão matriculadas no ensino regular da Rede Municipal de Educação, dentre estas 30 na Educação Infantil. O município tem buscado desenvolver a Educação Inclusiva oferecendo aos alunos o Atendimento Educacional Especializado (AEE), a formação continuada aos professores, disponibilizando Salas de Recursos Multifuncionais às escolas e buscando investimentos junto ao Governo Federal para as melhorias quanto ao acesso e qualidade da educação.
Todas as Escolas Municipais de Ensino Básico de Sinop possuem salas de Recursos Multifuncionais e também as unidades de Educação infantil que possuem alunos com necessidades especiais. Desde 2002, o município é contemplado com investimentos do Ministério da Educação e Cultura (MEC), no entanto, foi nos últimos seis anos que o investimento tem sido maior, por exemplo, de 2009 a 2014, o MEC disponibilizou 287 kits escolares para o atendimento das crianças com necessidades educacionais especiais, ultrapassando R$ 300 mil em investimento. Os kits complementam as Salas de Recursos Multifuncionais com as mais recentes tecnologias.
Atualmente, as salas contam com equipamentos de tecnologias assistivas, tais como computadores (de mesa e notebook), impressora Braille, multifuncional, scanner, softwares, lupas eletrônicas, reglete, punção, sorobão, guia de assinatura, material para desenho adaptado, lupa manual, calculadora sonora, caderno de pauta ampliada, caneta de ponta porosa, suporte para livro (plano inclinado), tesoura adaptada, brinquedos e jogos pedagógicos adaptados. Estas salas contam também com mobiliários adaptados, como mesas e cadeiras com ajustes; livros didáticos e paradidáticos impressos em letra ampliada, em Braille, digitais em Libras – Língua Brasileira de Sinais, com simbologia gráfica e pranchas de comunicação, livros falados, dicionário trilíngue (Libras, Português, Inglês) etc.
Como o atendimento do AEE se dá no horário oposto ao ensino regular, o MEC auxilia as unidades escolares, com recursos financeiros por atender o aluno com deficiência na inclusão. Estes recursos são ofertados através da merenda escolar, do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e do Programa Escola Acessível.
Para a consultora da Inclusão do MEC, Maria Aparecida Ramires Zulian Sinop está construindo uma história de inclusão. “Sinop abriu a porta da inclusão. O município está à frente em muitas práticas de inclusão e está disposto a melhorar e conhecer quais serviços que ainda precisa oferecer. O MEC também tem modificado as ofertas conforme as demandas estão sendo identificadas. O resultado deste trabalho será visto no conceito das crianças, daqui alguns anos, quando a reflexão sobre a deficiência será diferente.”, informou.
O Departamento de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação promoveu no mês passado a “X Semana da Educação Especial” com o tema “Tenho direito de SER, CONVIVER e APRENDER”, com o objetivo de aprofundar e sensibilizar a sociedade para a causa, envolvendo: escola, família, profissionais da área da educação, da saúde, universidades, gestores dos órgãos públicos e sociedade em geral. Durante a semana foram realizadas reuniões técnicas com gestores, coordenadores, professores das Salas de Recursos Multifuncionais e profissionais da Secretaria de Educação. O evento contribui para o fortalecimento das ações já desenvolvidas e proporciona uma reflexão sobre as ações que precisam ser implementadas, com relação a Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva.
Fonte: Assessoria da Prefeitura
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