Sábado, 12 de Julho de 2025
icon-weather
instagram.png facebook.png twitter.png whatsapp.png
Sábado, 12 de Julho de 2025
icon-weather
Midia Jur
af7830227a0edd7a60dad3a4db0324ab_2.png

VARIEDADES Segunda-feira, 26 de Março de 2012, 14:06 - A | A

26 de Março de 2012, 14h:06 - A | A

VARIEDADES / TANGARÁ DA SERRA

Câmara deve apreciar proposta apresentada pelo MPE

Objetivo é endurecer a legislação municipal sobre desmandos administrativos

DA REDAÇÃO




O presidente da Câmara Municipal de Tangará da Serra, vereador Luiz Henrique Barbosa Mathias, garantiu nesta sexta-feira (23/3), durante evento promovido pela Associação Mato-grossense do Ministério Público, que nesta semana colocará em pauta nas sessões do Legislativo Municipal a 'Proposta Republicana' apresentada por promotores de Justiça que atuam no município. A medida propõe alterações legislativas visando assegurar transparência, profissionalismo e eficiência da gestão pública.

De acordo com o promotor de Justiça Renee do Ó Souza, a 'Proposta Republicana' foi apresentada à Câmara Municipal em julho do ano passado, mas ainda não foi apreciada em plenário. No documento, os promotores de Justiça propõem a aprovação de vários projetos de lei relacionados ao endurecimento da legislação municipal sobre desmandos administrativos.

Entre os temas contemplados na proposta, estão a proibição da prática de nepotismo no âmbito dos Poderes Executivo e Legislativo; instituição do programa de metas pelo Executivo; proibição de destinação de recursos públicos para festas e patrocínios; proibição de utilização de nome de pessoas vivas nos bens públicos; implementação do portal transparência; criação do Conselho Municipal de Transparência de Combate à Corrupção e à Impunidade; e criação da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle na Câmara Municipal.

“A atuação do Ministério Público não precisa ser meramente repressiva. Essa proposta serve para dar sustentação a uma atuação preventiva, inibindo e coibindo os desmandos administrativos, e, simultaneamente, repressiva, ao prever arcabouço jurídico apto ao enquadramento de comportamentos da gestão como ilícito administrativo”, afirmaram os autores da proposta, promotores de Justiça Renee do Ó Souza, Antonio Moreira da Silva, Fernando Daher Rodrigues Ferreira e Mauro Poderoso de Souza.

De acordo com o presidente da Associação Mato-grossense do Ministério Público, promotor de Justiça Vinícius Gahyva Martins, a 'Proposta Republicana', apresentada em Tangará da Serra, será discutida nos demais municípios polos visando a sua implementação no restante do Estado. “Pretendemos levar essa proposta para ser discutida nos encontros que serão promovidos pela AMMP nos municípios polos. Além dos temas incluídos na proposta de Tangará da Serra, existem também medidas relacionadas à aprovação da lei da Ficha Limpa municipal e instituição do voto aberto nas atividades do Poder Legislativo”, informou.

Segundo Gahya, além de discutir o assunto com os promotores de Justiça, a AMMP também irá fazer um trabalho de articulação junto aos Poderes Legislativo e Executivo para aprovação e viabilização da 'Proposta Republicana'. “Em Tangará da Serra, nos reunimos com o prefeito e o presidente da Câmara e conseguimos obter a garantia de que a proposta será apreciada em plenário”, destacou o presidente da AMMP.

Encontro

Cerca de 160 pessoas participaram, em Tangará da Serra, do evento de integração e interiorização da AMMP no Polo do Médio-Norte. O presidente da associação, promotor de Justiça Vinícius Gahyva Martins, fez uma explanação sobre o papel do Ministério Público e esclareceu dúvidas da plateia sobre as atribuições da instituição.

Compuseram a mesa de honra do evento, o procurador-geral de Justiça, Marcelo Ferra de Carvalho; o prefeito da cidade, Saturnino Masson; o presidente da Câmara Municipal, vereador Luiz Henrique Barbosa Mathias; o diretor presidente da Fundação Escola Superior do MP, promotor de Justiça José Antônio Borges Pereira; o coordenador do Grupo de Estudos do polo de Tangará, promotor de Justiça Renee do O Souza; e os procuradores de Justiça Paulo Roberto Jorge do Prado e Edmilson da Costa Pereira.

Vários promotores de Justiça que atuam nos municípios que integram o polo de Tangará da Serra, Cuiabá e Várzea Grande também participaram da discussão. “Eventos desta natureza possibilitam ao Ministério Público se aproximar ainda mais da sociedade. É uma oportunidade de esclarecermos à população sobre nossas atribuições e também ouvirmos os seus anseios”, ressaltou o procurador-geral de Justiça, Marcelo Ferra de Carvalho.

Os próximos encontros vão ocorrer nas seguintes datas: Rondonópolis (13 e 14/04); Cáceres (04 e 05/05); Alta Floresta (25 e 26/05); Sinop (01 e 02/06); Barra do Garças (22 e 23/06) e Juína (06 e 07/07).

Com informações da Assessoria de Imprensa

Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .

Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.


Comente esta notícia

Mulher é estuprada atrás de rodoviária em Torixoréu; homem foi preso em flagrante
#GERAL
EM LOCAL ESCURO
Mulher é estuprada atrás de rodoviária em Torixoréu; homem foi preso em flagrante
Pagamento do cartão SER Família com novo valor começa neste sábado (12)
#GERAL
SER FAMÍLIA
Pagamento do cartão SER Família com novo valor começa neste sábado (12)
Jovem morre e outro fica ferido em acidente de moto em Primavera do Leste
#GERAL
NO INTERIOR DE MT
Jovem morre e outro fica ferido em acidente de moto em Primavera do Leste
Suspeitos de furto em shopping são presos em ação integrada entre MT e GO
#GERAL
DUPLA DO CRIME
Suspeitos de furto em shopping são presos em ação integrada entre MT e GO
Edição Rondonópolis transformará a cidade na capital equestre do Centro-Oeste
#GERAL
SEMANA DO CAVALO
Edição Rondonópolis transformará a cidade na capital equestre do Centro-Oeste
Mulher lidera facção e manda aplicar 'salve' em paraenses após festa
#GERAL
TRIBUNAL DO CRIME
Mulher lidera facção e manda aplicar 'salve' em paraenses após festa
Confira Também Nesta Seção: