Terça-feira, 14 de Janeiro de 2025
icon-weather
instagram.png facebook.png twitter.png whatsapp.png
Terça-feira, 14 de Janeiro de 2025
icon-weather
Midia Jur
af7830227a0edd7a60dad3a4db0324ab_2.png

VARIEDADES Quarta-feira, 07 de Outubro de 2020, 17:38 - A | A

07 de Outubro de 2020, 17h:38 - A | A

VARIEDADES / GRAMPOLÂNDIA

Ex-Gaeco recusa acordo para evitar processo, diz associação

Castro foi denunciado por supostamente vazar conversa entre ex-governador e desembargador

CÍNTIA BORGES
DA REDAÇÃO



O promotor de Justiça Marco Aurélio de Castro, denunciado pela acusação de vazar uma interceptação telefônica feita durante uma investigação, afirmou que não irá realizar um acordo de não persecução penal (ANPP) no caso.

A informação sobre a recusa consta em nota da Associação Mato-Grossense do Ministério Público (AMMP), publicada nesta quarta-feira (7).

“[...] Alguns veículos de comunicação da imprensa estadual noticiaram que o Dr. Marco Aurélio sinalizou que pretendia celebrar acordo de não persecução penal em feito que tramita no TJ/MT, desejo que o douto colega jamais externou nos autos ou em qualquer outro local”, diz trecho da nota.

A possibilidade de firmar o acordo foi feito pela Procuradoria-Geral de Justiça, por intermédio do Núcleo de Ações de Competência Originária (Naco) na ação à qual o promotor responde no Tribunal de Justiça de Mato Grosso pelo suposto vazamento de informação.

O instituto possibilita a não propositura de ação penal em crime cuja pena mínima seja inferior a quatro anos e que não tenha sido cometido com violência ou grave ameaça. Em setembro, a OAB-MT havia pedido para que fosse oferecida outra denúncia contra o promotor que aumentaria a pena prevista e não possibilitaria o acordo.

Recentemente, o desembargador Orlando Perri, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, determinou a suspensão do processo e pediu para a Procuradoria Geral de Justiça se manifestar sobre as intenções de Marco Aurélio em aceitar ou não o acordo.

“Dê-se ciência à PGJ, que deverá apresentar, o quanto antes, o acordo de não persecução penal, se for o caso, para posterior homologação judicial, caso preenchidos os requisitos legais”, decidiu Perri.

Segundo a nota da AMMP, a atuação de Marco Aurélio de Castro “no combate à corrupção e aos crimes de colarinho branco é referência nacional”.

“Assim, a Associação Mato-Grossense do Ministério Público [...] reitera a sua total confiança e apoio ao valoroso colega Marco Aurélio de Castro, merecedor de nosso respeito, admiração e consideração”.

A denúncia

O promotor é acusado de vazar para a TV Centro América, afiliada à TV Globo, o áudio de uma conversa entre o ex-governador Silval Barbosa e o desembargador Marcos Machado. A conversa foi gravada durante as investigações da Operação Ouro de Tolo, em 2015.

Conforme a denúncia, mesmo estando de férias, Marco Aurélio de Castro “exigiu do policial militar que lhe fosse entregue, apenas, um CD-ROOM com aquelas conversas [entre Silval e o desembargador], sem qualquer relatório ou documento que pudesse acompanhá-lo”.

No mesmo dia, conforme apurado, o CD desapareceu dos arquivos da coordenação e logo no início da noite os diálogos foram exibidos com exclusividade em um telejornal da TV Centro América.

“O diálogo em referência (com o desembargador Marcos Machado) sugeria, num primeiro momento, que o interlocutor de Silval da Cunha Barbosa estaria, de alguma maneira, tentando interceder perante a Corte de Justiça mato-grossense em favor de Roseli Barbosa que, por aqueles dias, por seus defensores, aviara um habeas corpus em busca da sua liberdade”, diz trecho da denúncia.

No entanto conforme a denúncia, os diálogos, “não tinham, rigorosamente, qualquer serventia para com a apuração dos fatos objetos da ação penal”.

Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .

Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.


Comente esta notícia

Reeducando leva choque e morre ao prestar serviço a prefeitura
#GERAL
DESCARGA FATAL
Reeducando leva choque e morre ao prestar serviço a prefeitura
Politec identifica 4 corpos de cemitério clandestino; saiba quem são
#GERAL
CASO MACABRO
Politec identifica 4 corpos de cemitério clandestino; saiba quem são
Cães farejadores ajudam encontrar celulares e drogas em presídios de MT
#GERAL
APOIO À SEGURANÇA
Cães farejadores ajudam encontrar celulares e drogas em presídios de MT
Facção faz casal refém em chácara na região do Manso
#GERAL
GUERRA
Facção faz casal refém em chácara na região do Manso
Resultado do Enem 2024 é divulgado; saiba como consultar
#GERAL
EXAME NACIONAL
Resultado do Enem 2024 é divulgado; saiba como consultar
Vacina contra Bronquiolite disponível no Núcleo de Vacinação da Unimed
#GERAL
NOVIDADE
Vacina contra Bronquiolite disponível no Núcleo de Vacinação da Unimed
Confira Também Nesta Seção: