JAD LARANJEIRA
DA REDAÇÃO
O Ministério Público Estadual (MPE) instaurou um inquérito civil público para apurar supostas irregularidades cometidas pelo bar e restaurante Ditado Popular, localizado na Praça Popular, em Cuiabá, que estaria descumprindo a Lei do Silêncio.
Na portaria, o promotor Gerson Barbosa, da 17ª Promotoria de Justiça de Defesa da Ordem Urbanística e do Patrimônio Cultural de Cuiabá, relata que o bar já havia sido multado anteriormente a pagar R$ 2 mil por excesso de barulho, mas continuaria persistindo na irregularidade.
Segundo o promotor, “a emissão de ruídos acima dos limites suportáveis pelo ser humano pode causar sérios malefícios à saúde, como insônia, redução da acuidade auditiva, estresse, fadiga, aumento da pressão sanguínea, problemas nervosos e inúmeros outros efeitos nocivos”, diz trecho da publicação.
todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida
Ele ainda ressaltou, citando a Constituição, que "todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações".
A investigação visa colher informações, requisitar documentos técnicos e tomar as medidas adequadas.
Lei do Silêncio
Criada em 1999, a Lei Municipal nº. 3.819 ainda é pouco conhecida, mesmo com as frequentes denúncias e punições aplicadas aos infratores.
Essa lei colocou em prática o Disk Silêncio, programa que combate à poluição sonora na Capital. Nos casos de infrações reincidentes, o infrator pode até ser preso, além de ter seu material apreendido.
De acordo com a Lei Municipal, o limite de ruído para as zonas residenciais é de 45 decibéis, das 22h às 7 horas. Já nas zonas mistas (onde existem imóveis residenciais e comerciais), o limite para o mesmo horário é de 55 decibéis. Já nas industriais, o limite das 19h às 7 horas é de 60 decibéis. Segundo a quantidade de decibéis que o infrator ultrapassa, a infração pode ser considerada leve, grave ou gravíssima.
Outro lado
O MidiaNews tentou entrar em contato com os proprietários do Ditado Popular, mas ninguém atendeu ao telefone da registrado em nome do estabelecimento.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.