JAD LARANJEIRA
DA REDAÇÃO
O Ministério Público Estadual instaurou um inquérito civil para apurar possíveis irregularidades no projeto “Caminhão do Peixe”, da Prefeitura de Cuiabá.
Na portaria, assinada pelo promotor Ezequiel Borges de Campos, no dia 19 de fevereiro, consta que chegaram denúncias à Vigilância Sanitária sobre a maneira como está sendo transportado e armazenado o pescado.
Segundo o promotor, as normas sanitárias obrigam os fornecedores não só a transportarem e armazenarem o pescado em condições que preservem sua qualidade, mas também assegurarem a procedência do produto, o que só é possível com registro perante os órgãos de fiscalização.
A audiência foi marcada para o dia 2 de março, às 15h, quando serão ouvidos o secretário municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Alex Jony Silva, o presidente do Indea, Guilherme Linares Nolosco, o diretor de Agricultura e Abastecimento da Capital, Fernando César dos Santos Caxeiro, a diretoria de Vigilância Sanitária, Silvana Maria Ribeiro, e a coordenadora de Vigilância do Município de Cuiabá, Carolina Arruda Guimarães.
O programa
O Caminhão do Peixe é um programa desenvolvido pela Prefeitura, em parceria com o Ministério da Pesca e Aquicultura.
O veículo percorre a Capital toda semana, vendendo peixes cultivados por pequenos produtores da região.
O caminhão tem duas câmaras frias, espaço para manuseio de peixe (retirada das espinhas), balança, máquina para emissão de cupom fiscal e um balcão para atendimento.
Podem ser transportadas até 3,5 toneladas de pescado fresco e congelado para comercialização no caminhão.
Outro lado
O secretário municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Alex Jony Silva, informou ao MidiaNews que recebeu a notificação do MPE na tarde de terça-feira (23).
Segundo o secretário, ele irá aguardar a primeira audiência, marcada para o mês que vem, para então tomar conhecimentos dos fatos e definir as providências a serem adotadas.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.