CÍNTIA BORGES
DA REDAÇÃO
O promotor Joelson de Campos Maciel, da 15ª Promotoria de Justiça Civel de Defesa do Meio Ambiente, instaurou procedimento preparatório para apurar possíveis danos ao meio ambiente causados pelo Detrann (Departamento Estadual de Trânsito).
Conforme portaria (27/2017) assinada em 14 de novembro, o pátio onde ficam os carros apreendidos pela autarquia fica em um local de preservação permanente.
A exposição ao tempo estaria danificando a estrutura mecânica dos veículos e a água proveniente da chuva, em contato com os carros, contaminaria o lençol freático e uma nascente na região.
O procedimento acolhe um parecer técnico elaborado pela Secretaria de Meio Ambiente de Cuiabá relatando possíveis irregularidades acerca de contaminação do solo e lençol freático.
"Considerando que os fatos noticiados implicam na necessidade de diligências para sua completa elucidação, análise de extensão dos danos ambientais praticados e identificação das medidas necessárias para a sua recuperação, determino a instauração de Procedimento Preparatório", diz documento.
O promotor ainda pede para que seja agendada uma reunião com o presidente do Detran, Arnon Osny Mendes Lucas, a diretora de administração sistêmica, Lilian Mara Albuquerque e o secretário de Estado de Segurança Pública, Gustavo Garcia.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.