THAIZA ASSUNÇÃO
DA REDAÇÃO
O Ministério Público Estadual (MPE) abriu uma investigação preliminar sobre uma suposta negligência da creche Raio de Luz, em Cuiabá, no atendimento de uma criança com convulsão. O MPE também apura a denúncia de outro aluno que apresentou hematomas.
O procedimento foi instaurado pelo promotor de Justiça Henrique Schneider Neto, da 8ª Promotoria de Justiça Cível da Capital, por meio da portaria 11/2016, publicada na segunda-feira (12).
No documento, o promotor relata que recebeu a denúncia do caso através de um ofício da Promotoria de Justiça da Infância e Juventude que, por sua vez, coletou informações do Conselho Tutelar.
A denúncia narra que a equipe pedagógica da creche teria adotado um procedimento equivocado no socorro da criança com convulsão.
“Sendo em vez de levada para a emergência do Pronto-Socorro, ela [criança] foi encaminhada para uma unidade de saúde do bairro, após Policlínica do Verdão e por fim ao Hospital Santa Helena, retardando substancialmente seu atendimento”, diz trecho da portaria.
Ainda segundo a denúncia, no mesmo dia, outra criança da creche apresentou diversos hematomas no corpo e no rosto. Segundo o documento, na data, o Conselho Tutelar não conseguiu verificar as causas dos hematomas, tendo em vista o atendimento dispensado a outro menor com convulsão.
“Desta forma, instaura-se o presente procedimento preparatório para averiguar a situação encartada, colher informações e oportunamente converter em inquérito civil, propor ação civil pública ou arquivamento”, diz a portaria.
Não há um prazo para o encerramento das investigações.
O procedimento não informa se o mau atendimento ocasionou problemas mais graves à criança.
Outro lado
A reportagem tentou contato com a creche, mas os números informados na internet não foram atendidos.
O MidiaNews ainda buscou o telefone da unidade com o Conselho Municipal de Educação.
A atendente informou, porém, que não há registro da creche no Conselho.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.