DA REDAÇÃO
COM ASSEESORIA
O Ministério Público do Estado de Mato Grosso, por meio da Procuradoria Geral de Justiça, promoveu nesta terça-feira (17.07), sobre 'Implantação do Sistema de Controle Interno nos termos da Resolução Normativa nº 01/2007 do Tribunal de Contas do Estado'. A palestra foi ministrada pelo auditor e consultor do poder público, professor José Osvaldo Glock.
Na abertura do evento, o procurador-geral de Justiça, Marcelo Ferra de Carvalho, destacou a importância do controle interno nas instituições, lembrando que a sua finalidade é mais preventiva do que corretiva. Ressaltou, também, a necessidade dos servidores públicos discutirem e estabelecerem uma rotina padrão com base e fundamentação legal.
“O Controle Interno busca dar garantia à administração pública, pois as instituições estão vinculadas a uma série de formalidades e burocracias. Precisamos estar preparados para exercermos as nossas atividades da forma mais correta e eficiente possível. Cada um é responsável pelo todo, dentro de uma visão macro e preocupação coletiva”, afirmou o procurador-geral de Justiça.
O professor José Osvaldo Glock lembrou que o controle interno deve ser tratado como algo institucionalizado, sem resistências, e o grande desafio é considerá-lo como instrumento de gestão . “Quem administra recursos públicos tem o dever de prestar contas. Por meio do controle interno é possível verificar se os objetivos e metas estão sendo atingidos, se os procedimentos estão sendo otimizados, além de assegurar a qualidade na informação e a proteção ao patrimônio público”, destacou.
Segundo ele, o sistema de controle interno deve ocorrer de forma mais preventiva e descentralizada, com o envolvimento de todas as unidades da estrutura organizacional. “De forma geral, os procedimentos de controle devem procurar aferir aspectos relacionados à integridade, exatidão, pontualidade, autorização, eficiência, eficácia, economicidade e efetividade”, ensinou.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.