DA REDAÇÃO
COM MPE
Para sensibilizar os empresários e comerciantes do município de Alto Araguaia sobre a importância do oferecimento de vagas de trabalho a egressos do sistema prisional, o Ministério Público do Estado de Mato Grosso realizou nesta sexta-feira (25), uma audiência pública no salão do Tribunal do Júri do Fórum do município. Com a iniciativa, o MPE espera contribuir para a ressocialização dos recuperandos e evitar a reincidência criminal.
De acordo com o promotor de Justiça Márcio Florestan Berestina, representantes de vários segmentos do empresariado local atenderam ao convite do Ministério Público e participaram da audiência. O defensor público Jardel Mendonça Santana também participou das discussões.
“Foi sugerido na audiência que a Câmara Municipal discuta a elaboração de projeto de lei com a finalidade de criar, em âmbito local, incentivos para as empresas que ofertarem vagas de trabalho a egressos do sistema prisional. Nos próximos dias, também deverá ser realizada uma reunião com egressos do sistema prisional para discutir a criação de uma cooperativa”, destacou o promotor de Justiça.
Segundo ele, o trabalho de sensibilização junto aos empresários continuará. Os presos provisórios e os que cumprem pena também serão orientados a procurar o Senai para que tenham acesso a cursos profissionalizantes e a agência municipal de emprego. “O agendamento das reuniões com os empresários será definida em comum acordo pelo Poder Judiciário, Ministério Público e Defensoria Pública”, afirmou.
A audiência pública realizada nesta sexta-feira, conforme o promotor de Justiça, integra o planejamento do projeto Educando para Recuperar, em aplicação na Cadeia Pública de Alto Araguaia, que disponibiliza aulas de música, alfabetização e informática, em favor dos recuperandos e presos provisórios inseridos na unidade prisional local. O referido projeto também viabiliza a realização de atividades laborativas no interior da cadeia pública.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.