LAICE SOUZA
DA REDAÇÃO
A partir das 12 horas desta quarta-feira (5), os membros do Ministério Público Estadual irão formalizar a lista tríplice que será encaminhada para o governador do Estado, Silval Barbosa, nomear o novo procurador-geral de Justiça. Concorrem na disputa o procurador Paulo Prado e os promotores de justiça Roberto Turin e José Antônio Borges.
Como os três candidatos já estarão automaticamente na lista, a concorrência é para figurar em primeiro lugar, em decorrência da tendência que o governador tem demonstrado em nomear o que estiver em primeiro lugar, como o que ocorreu na Defensoria Pública com a nomeação de Djalma Mendes.
A eleição deverá ser tranquila, já que a maioria dos promotores de justiça já votou. No Ministério Público a eleição ocorre de forma diferente, as cédulas de papel são encaminhadas com antecedência para os eleitores, que efetuam o voto e remetem para a comissão responsável pela eleição.
O término da eleição está previsto para ocorrer às 17horas. Logo em seguida, terá início a apuração dos votos para saber como ficará a composição da lista tríplice.
Nos bastidores do Ministério Público, a especulação é que a disputa deverá ficar entre Paulo Prado e Roberto Turin. A experiência de Paulo Prado, por já ter sido procurador-geral por duas vezes, é um fator positivo e que poderá interferir na hora do voto.
Já Roberto Turin tem ao seu favor a simpatia pelo trabalho desenvolvido no combate a corrupção e o discurso da necessidade de haver uma alternância de poder.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.