Quinta-feira, 24 de Julho de 2025
icon-weather Cuiabá
36°C
instagram.png facebook.png twitter.png whatsapp.png
Quinta-feira, 24 de Julho de 2025
icon-weather Cuiabá
36°C
Midia Jur
af7830227a0edd7a60dad3a4db0324ab_2.png

AGRONEGÓCIOS Sexta-feira, 18 de Julho de 2025, 08:14 - A | A

18 de Julho de 2025, 08h:14 - A | A

AGRONEGÓCIOS / PECUÁRIA VERDE

MT avança com programa inédito de sustentabilidade na produção de carne

Governo enviou à Assembleia Legislativa projeto que cria o Passaporte Verde

DA REDAÇÃO



O governador Mauro Mendes encaminhou à Assembleia Legislativa o Projeto de Lei (PL) que institui o Passaporte Verde, programa que permitirá o monitoramento completo da cadeia da pecuária de bovinos e bubalinos, garantindo que todos os animais sejam produzidos de forma sustentável, do nascimento ao abate. O PL nº 1145/2025 cumprirá cinco sessões de pauta para o recebimento de emendas antes de seguir para análise nas comissões da Assembleia.

O objetivo da proposta é estabelecer uma política de sustentabilidade na cadeia produtiva da pecuária bovina e bubalina em Mato Grosso, utilizando ferramentas como os programas Passaporte Verde e Carne de Mato Grosso. Este último certificará que a carne produzida no estado atende a critérios rigorosos de sustentabilidade, qualidade e rastreabilidade.

"Esse projeto foi desenvolvido de forma conjunta pelo Governo do Estado, Instituto Mato-Grossense da Carne (Imac) e setor produtivo. A iniciativa busca não apenas consolidar a reputação do estado nos mercados nacional e internacional, mas também proteger a biodiversidade e promover o crescimento econômico com responsabilidade ambiental", destaca o presidente do Imac, Caio Penido.

Na mensagem enviada à Assembleia Legislativa, o governador Mauro Mendes aponta que o projeto trará benefícios como o estímulo à regularização ambiental voluntária, o fortalecimento dos mecanismos de monitoramento da produção e a criação de incentivos econômicos à pecuária sustentável. A proposta também busca garantir maior segurança jurídica aos produtores e ampliar o acesso da carne mato-grossense a mercados de alto valor agregado.

Leia mais:

Informações técnicas dão suporte ao planejamento agrícola no campo e no setor público

Entre os objetivos da política de sustentabilidade, conforme detalhado no PL, estão “alcançar o equilíbrio entre o avanço econômico-tecnológico, a produção de alimentos e a conservação ambiental, incentivando a antecipação da recuperação legal de áreas degradadas e dos recursos naturais, por meio de inclusão social”.

"O Passaporte Verde será implantado em etapas, até que toda a cadeia produtiva esteja sob monitoramento. Esse é um avanço significativo para Mato Grosso, que mais uma vez assume protagonismo ao criar estratégias para tornar sua produção ainda mais sustentável", reforça Caio Penido.

Além do Passaporte Verde, que será gerido pelo Imac, o PL 1145/2025 também institui uma ferramenta voltada aos produtores com pendências ambientais: o Programa de Reinserção e Monitoramento (Prem), também sob gestão do Imac.

“O Prem consistirá no diagnóstico, acompanhamento e monitoramento contínuo das ações de regeneração ambiental em áreas desmatadas de forma irregular”, informa o projeto. Com o apoio do programa, os pecuaristas receberão consultoria técnica do Imac para promover a regeneração natural da vegetação nativa, permitindo que suas propriedades retomem a comercialização de carne enquanto avançam no processo de regularização ambiental.

Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .

Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.


Comente esta notícia

Homem é preso por se masturbar em loja de roupas em MT
#GERAL
MANÍACO
Homem é preso por se masturbar em loja de roupas em MT
PM apreende 250 quilos de maconha em casa de traficante em VG
#GERAL
TRÁFICO PESADO
PM apreende 250 quilos de maconha em casa de traficante em VG
Juiz tem parte do rosto reconstruída após acidente e recebe alta médica
#GERAL
RECUPERAÇÃO
Juiz tem parte do rosto reconstruída após acidente e recebe alta médica
Falso advogado é preso por golpes de R$ 300 mil contra idosos em MT
#GERAL
OPERAÇÃO RÁBULA
Falso advogado é preso por golpes de R$ 300 mil contra idosos em MT
Seguranças encontram mulher morta na UFMT, em Cuiabá
#GERAL
CAUSA INDETERMINADA
Seguranças encontram mulher morta na UFMT, em Cuiabá
Incêndio destrói residência desocupada em MT; veja vídeo
#GERAL
FOGO
Incêndio destrói residência desocupada em MT; veja vídeo
Confira Também Nesta Seção: