DA REDAÇÃO
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Cuiabá realiza neste sábado (19) uma grande mobilização nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) em alusão ao Julho Amarelo, campanha nacional de prevenção e combate às hepatites virais. Os atendimentos gratuitos serão realizados das 7h às 17h, em diversas unidades da capital.
A programação inclui vacinação, consultas médicas e de enfermagem, atendimento odontológico e pediátrico, coleta de exame preventivo, atualização do Cartão SUS, testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), dispensação de medicamentos e palestras educativas.
A secretária municipal de Saúde, Lucia Helena Barboza Sampaio, reforça a importância da iniciativa. “As hepatites virais muitas vezes evoluem de forma silenciosa e só são descobertas em estágios avançados. É fundamental fazer os testes, se informar e se vacinar. Convidamos toda a população para participar e cuidar da sua saúde e da família”, destacou.
A ação também integra o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, celebrado em 28 de julho, e busca reforçar a importância da prevenção, diagnóstico precoce e tratamento adequado.
Além das atividades do Julho Amarelo, as UBS participantes também estarão aplicando a vacina contra a Influenza, disponível para toda a população a partir dos 6 meses de idade.
Unidades participantes
-
USF CPA 3
-
USF Jardim Florianópolis / Jardim União
-
USF Jockey Club
-
USF Novo Milênio
-
USF Paiaguás
-
Consultório na Rua
-
USF Parque Atalaia
-
USF Novo Horizonte
-
USF Ribeirão do Lipa
-
USF Residencial Coxipó I e II
Atividades complementares
-
Palestras educativas sobre hepatites virais e ISTs
-
Dia D com ações integradas de orientação
-
Intensificação de testes rápidos ao longo de julho
-
Pit Stop próximo às unidades, com distribuição de preservativos e participação de estagiários da UFMT
A SMS reforça que a prevenção é o melhor caminho para evitar doenças silenciosas e potencialmente graves.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.