ANGELA JORDÃO
DA REDAÇÃO
O combio com a elefanta Kenya chegou, na manhã desta quarta-feira (09/07), ao Santuário dos Elefantes Brasil (SEB), em Chapada dos Guimarães, depois de seis dias de viagem, de Mendoza, na Argentina, até o distrito de Rio das Cascas (Chapada), onde fica o SEB. Antes de chegar ao Santuário, logo ao nascer do sol desta quarta, o comboio parou para a troca dos caminhões que carregam a caixa onde Kenya é transportada (veja os vídeos abaixo) - para entrar no Santuário é necessário um caminhão menor. Embora já esteja no Santuário, ele ainda não deixou a caixa de transporte.
O comboio que trouxe Kenya é formado por veterinários, tratadores, técnicos e diretores do SEB. Durante o trajeto, de 3.400 km, foram feitas inúmeras paradas para alimentar a elefanta, limpar a caixa, entre outros cuidados. Também são escolhidos locais estratégicos para que toda a equipe e Kenya possa dormir e descansar.
Depois de viver 40 anos em um zoológico em Mendoza - atualmente, denominado Ecoparque - Kenya (atualmente com 44 anos) será a segunda elefanta africana a viver no Santuário. Em abril, o SEB recebu Pupy, outra africana que também vivia na Argentina. Com a chegada de Kenya ao SEB, a Argentina não tem mais nenhum elefante em cativeiro, fato que foi muito comemorado pelos protetores e defendores de animais.
Leia mais:
Mais um resgate emocionante: elefanta viaja da Argentina para Santuário em Chapada; vídeo
O Santuário de Elefantes Brasil (SEB) - localizado no Distrito de Rio das Cascas, em Chapada dos Guimarães - se prepara para receber, durante esta semana mais uma elefante africana. O comboio com Kanya deixou, na tarde de sexta-feira (04/07), o Ecoparque Mendoza (na Argentina) em direção a Chapada. A previsão é que a viagem tenha duração de cinco dias. Diretores, veterinários e técnicos do Santuário foram até Mendoza para a viagem da elefanta. Toda a viagem pode ser acompanha pelas redes sociais do SEB.
Veja os vídeos da troca de caminhões que transporta a caixa com a elefanta:
Toda a viagem pode ser acompanhada pelas redes sociais do Santuário
Site: elefantesbrasil.org.br
Facebook: /santuariodeelefantes
Instagram: @elefantesbrasil
Kanya será a segunda elefanta africana a habitar o Santuário, que em abril recebeu Pupy, que vivia no Ecoparque de Buenos Aires, também na Argentina.
O SEB
O Santuário dos Elefantes Brasil existe há 10 anos. Surgiu da necessidade de dar um lar adequado a dezenas de elefantes que vivem na América do Sul, alguns em condições precárias e cruéis. Nunca é demais lembrar que os elefantes são originários da África ou da Ásia.
Atualmente, o SEB tem seis habitantes: Maia, Rana, Mara, Bambi e Guilhermina, elefantas africanas, e Popy, uma elefanta africana.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.