GIOVANA GIRALDELLI
DA REDAÇÃO
Nesta quinta-feira (10), o deputado estadual Xuxu Dal Molin (União) promoveu uma moção de aplauso ao ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em gesto de apoio à ação anunciada pelo norte-americano, que incluiu um ‘tarifaço’ de 50% sobre produtos brasileiros importados. A manifestação ocorre no mesmo momento em que Trump enviou uma carta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (9), criticando a condução da democracia no Brasil e a atuação do Supremo Tribunal Federal.
Para Dal Molin, a posição de Trump reforça a luta por “liberdades constitucionais” e representa um respaldo internacional à direita brasileira. Em discurso na Assembleia Legislativa, o deputado afirmou que o republicano tem “tentado ajustar a geopolítica do mundo” e se mostrado sensível ao que chamou de “desmandos” e “perseguições” no Brasil, defendendo Trump.
“Nunca teve na história do país um ex-presidente tão perseguido. Apoiar a nossa democracia, a nossa Constituição e o Estado Democrático de Direito é o mínimo que a gente faz”, concluiu.
A moção, no entanto, pode ter instigado desconforto em setores ligados ao agronegócio, base eleitoral e econômica do parlamentar em Mato Grosso. Isso porque as novas tarifas anunciadas por Trump afetam diretamente exportações brasileiras, especialmente de carne e produtos agrícolas.
OUTRO LADO
De acordo com a assessoria do deputado Xuxu Dal Molin, a moção foi motivada por uma declaração pública feita por Trump no último dia 8 de julho, na qual expressou preocupação com o cenário político e judicial do Brasil e defendeu os princípios democráticos como o voto popular e o devido processo legal. A manifestação do presidente norte-americano ganhou destaque entre aliados do ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro, ao qual Trump fez menção direta, demonstrando solidariedade e apoio em meio aos desdobramentos judiciais enfrentados pelo líder conservador brasileiro, que tem sofrido constante perseguição.
“Essa manifestação do presidente Trump é mais do que um posicionamento político. É uma reafirmação da importância da democracia como valor universal. Ele se colocou ao lado de milhões de brasileiros que clamam por justiça, legalidade e respeito às liberdades individuais”, declarou o deputado.
Apesar da coincidência temporal com o recente anúncio de Trump sobre a possibilidade de retomar tarifas sobre produtos brasileiros, o deputado afirmou que a moção foi apresentada antes da fala sobre taxações, e que isso não altera o teor ou a intenção do reconhecimento. "Nosso foco foi a defesa dos princípios democráticos, e não questões comerciais ou econômicas", disse.
Ainda segundo a moção, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso expressa seu “reconhecimento público” à fala do presidente americano, apontando que “a defesa da democracia transcende fronteiras e deve ser celebrada como compromisso universal com a civilização e a justiça”.
(Atualizada às 15h07)
Veja vídeo do pronunciamento de Xuxu:
TARIFAÇO
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, mandou nesta quarta-feira (9) uma carta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e anunciou uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros. A nova taxa deverá entrar em vigor em 1º de agosto.
Ao justificar a elevação da tarifa sobre o Brasil, Trump citou Jair Bolsonaro e disse ser "uma vergonha internacional" o julgamento do ex-presidente no Supremo Tribunal Federal (STF).
No documento, o americano afirmou, sem provas, que a decisão de aumentar a taxa sobre o país foi tomada "em parte devido aos ataques insidiosos do Brasil contra eleições livres e à violação fundamental da liberdade de expressão dos americanos".
"Como demonstrado recentemente pelo Supremo Tribunal Federal do Brasil, que emitiu centenas de ordens de censura SECRETAS e ILEGAIS a plataformas de mídia social dos EUA, ameaçando-as com multas de milhões de dólares e expulsão do mercado de mídia social brasileiro", escreveu Trump.
Segundo a carta, a tarifa de 50% será aplicada sobre "todas e quaisquer exportações brasileiras enviadas para os EUA, separada de todas as tarifas setoriais existentes".
Produtos como o aço e o alumínio já enfrentam tarifas de 50%, o que impacta diretamente a siderurgia brasileira.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.
Omar 11/07/2025
DEPUTADINHO IMBECIL, IDIOTA, ESTÚPIDO, SÓ PODERIA SER MAIS UM \"BOÇALNARISTA\";
Erli 10/07/2025
Deputado idiota, deixa seu salário aqui e vai viver lá. Sem noção, valorize o voto do povo que votou em você, antipatriota, ignorante.
MARTA MARIA DA SILVA 10/07/2025
Uma criatura com esse nome só pode ter esse pensamento retrógrado. É o cúmulo da ignorância política e pessoal. Como pode dizer tanta besteira! É esse povo que se diz patrióta? É um rídículo antipatriota e vira lata .
WALMIR CAVALHERI 10/07/2025
Será que não entendeu o problema que trará ao país essa medida drástica
4 comentários