GIOVANA GIRALDELLI
DA REDAÇÃO
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), deve visitar nesta sexta-feira (18) o sistema prisional de Mato Grosso, que tem sido apontado como referência nacional após a implementação do programa Tolerância Zero contra as Facções Criminosas. A visita ocorre dois dias após o governador Mauro Mendes (União Brasil) apresentar, em agenda no Palácio Paiaguás, um balanço das ações de enfrentamento ao crime organizado e realizar a entrega de 1.950 pistolas Glock aos policiais penais.
Entre os destaques que devem ser apresentados a Tarcísio está o novo raio de segurança máxima da Penitenciária Central do Estado (PCE), considerado símbolo do modelo construtivo adotado pelo governo de Mato Grosso para reforçar o controle e a disciplina no sistema penitenciário. A expectativa é de que o governador paulista conheça de perto essas estruturas e políticas que, segundo o governo estadual, contribuíram para reduzir a influência de organizações criminosas no estado.
A confirmação da visita foi feita, sumariamente, pelo secretário estadual de Justiça, delegado Vitor Hugo Bruzolato. A agenda ainda está em elaboração, mas integra a programação da passagem de Tarcísio por Cuiabá.
Mauro Mendes e Tarcísio mantêm uma relação institucional construída desde o período em que o governador paulista chefiava o Ministério da Infraestrutura, no governo de Jair Bolsonaro. Apesar de divergências no passado, como no caso da ferrovia Ferrogrão, projeto defendido por governadores da região Centro-Oeste e que enfrentou entraves burocráticos durante a gestão de Tarcísio à frente da pasta, os dois seguem alinhados em pautas de interesse comum.
"Nós desenvolvemos um excelente relacionamento desde que ele era ministro, construído e pautado na verdade. Tivemos alguns atritos, por divergência de posicionamentos, eu defendia Mato Grosso, ele defendia o Governo Federal, no final prevaleceu aquilo que era bom pra Mato Grosso, que era o que nós queríamos no caso da ferrovia", admitiu Mauro, que logo em seguida elogiou a gestão do republicano.
"Ele foi um grande ministro à época, tem sido um bom governador no estado de São Paulo e vai ser um prazer pra mim, pra todos nós, recebê-lo aqui e óbvio, vamos conversar de várias coisas, de amenidades e um pouco do cenário político é provável, sim, que a gente converse", completou.
Além da visita às estruturas do sistema prisional, Tarcísio também deve se reunir com empresários, especialmente do agronegócio, e participar de palestra voltada a temas como logística e infraestrutura
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.