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POLÍTICA Domingo, 13 de Julho de 2025, 13:06 - A | A

13 de Julho de 2025, 13h:06 - A | A

POLÍTICA / OBRA DE R$ 9 BI

TCU discute duplicação da BR-163 e deputado destaca urgência

Para reforçar a mobilização, Diego Guimarães lançou um abaixo-assinado virtual de participação popular

DA REDAÇÃO



A duplicação da BR-163, no trecho de 220 quilômetros entre Sinop e Guarantã do Norte, pode finalmente sair do papel. A proposta está em análise no Tribunal de Contas da União (TCU) e prevê a inclusão da obra no contrato da concessionária Via Brasil, responsável pela rodovia. O investimento estimado é de R$ 9 bilhões, com contrapartida de ampliação no prazo de concessão por mais 15 anos.

O trecho é apontado como o mais perigoso da BR-163 em Mato Grosso, com 144 mortes registradas nos últimos dois anos, a maior parte delas em colisões frontais. O TCU deve encerrar os trabalhos da mesa técnica sobre o assunto até o dia 10 de agosto e, em seguida, sortear um ministro relator para apresentar parecer definitivo em até 45 dias.

Parlamentares e lideranças políticas de Mato Grosso acompanham de perto a tramitação. Um dos articuladores da proposta, o deputado estadual Diego Guimarães (Republicanos), participou de reuniões com ministros do TCU e representantes dos Três Poderes no início do mês para tentar acelerar a aprovação da duplicação.

“Falei para o ministro do TCU, Vital do Rêgo, que em 2 anos pouparíamos, aproximadamente, 80 vidas em Mato Grosso. A maior parte dos acidentes com mortes neste trecho não duplicado da BR-163 é de colisão frontal”, disse o deputado.

De acordo com Diego, a Via Brasil apresentou ao TCU uma proposta para modificar seu contrato, que originalmente não previa a obra. “A duplicação seria possível com esse investimento de, aproximadamente, R$ 9 bilhões e uma ampliação de quinze anos no prazo do contrato”, acrescentou.

Para reforçar a mobilização, o parlamentar lançou um abaixo-assinado virtual de participação popular, que está disponível em suas redes sociais. Segundo ele, o objetivo é demonstrar o apoio da sociedade mato-grossense à obra e pressionar os órgãos de controle.

“Saí muito animado [da reunião com o TCU]. Temos um abaixo-assinado nas minhas redes sociais, é só entrar e assinar. Falei aos ministros e técnicos ‘vocês têm que ver o Mato Grosso’. A BR-163 acaba sobrecarregada com a loucura de desenvolvimento”, completou.

A expectativa é que, após a decisão técnica do TCU, a duplicação possa ser oficialmente incluída no contrato da concessionária. Se aprovada, a obra será bancada pela iniciativa privada e a empresa manterá a concessão do trecho por mais 15 anos.

Nos bastidores, a proposta é vista como viável, mas enfrenta discussões sobre o alto valor do projeto e os termos do contrato original. Ainda assim, os números de acidentes e a pressão política aumentam as chances de avanço.

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