Sexta-feira, 25 de Julho de 2025
icon-weather Cuiabá
35°C
instagram.png facebook.png twitter.png whatsapp.png
Sexta-feira, 25 de Julho de 2025
icon-weather Cuiabá
35°C
Midia Jur
af7830227a0edd7a60dad3a4db0324ab_2.png

ECONOMIA Sexta-feira, 27 de Junho de 2025, 10:50 - A | A

27 de Junho de 2025, 10h:50 - A | A

ECONOMIA /

Setor produtivo propõe criação de Grupo de Trabalho com a Sema-MT para solucionar problemas com o CAR 2.0

Sistema apresentou erros e reunião entre Fórum Agro MT, FPA-MT com participação da secretária Gestão Ambiental encaminhou criação de GT

DA REDAÇÃO



A versão 2.0 do Cadastro Ambiental Rural (CAR), que veio com objetivo de agilizar o processo de validação ambiental dos imóveis rurais tem apresentado inconsistências e preocupa o setor produtivo. Com objetivo de sanar essas questões, a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA-MT) e o Fórum Agro MT se reuniram com secretária adjunta de Gestão Ambiental, Luciane Bertinatto, onde técnicos do setor produtivo apresentaram possíveis falhas apresentadas pela ferramenta.

Durante o encontro, o deputado estadual Chico Guarnieri propôs a criação de um Grupo de Trabalho formado por técnicos do setor produtivo e por servidores da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) para solucionar questões operacionais do sistema.

“Essa questão do CAR é algo que precisamos resolver urgente aqui em nosso estado, foram encontradas muitas divergências e inconsistências no sistema, o produtor fica preocupado principalmente com o tempo e o retrabalho, que podem aumentar os custos para o produtor, que mais uma vez repito, não pode ser penalizado por isso”.

Segundo informações passadas por técnicos do setor produtivo, algumas falhas no CAR 2.0 incluem o não reconhecimento do município de Boa Esperança do Norte, criado em 2023 após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).

“Isso é preocupante, nos passaram que inclusive alguns CARs que já estavam aprovados e consolidados estavam apresentando algum tipo de pendência. Esse é apenas um dos problemas que nos foram apresentados, como também o não reconhecimento do município de Boa Esperança do Norte, que também é grave”, explicou o coordenador da FPA-MT e deputado estadual Dilmar Dal Bosco.

A secretária adjunta de Gestão Ambiental, Luciane Bertinatto reconheceu que pode ter ocorrido falhas no sistema, e ressaltou a importância do diálogo aberto com os produtores para solucionar os problemas. “São mais de 160 mil imóveis, o sistema pode apresentar erros, mas assim que detectados serão corrigidos de forma rápida. O objetivo do CAR 2.0 não é ser um entrave, muito pelo contrário, queremos dar celeridade na validação dos cadastros para que o produtor possa fazer seu trabalho sem impedimentos e dentro da legalidade”, pontuou.

O presidente da Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat), Frederico Tannure Filho comemorou os avanços na discussão e revelou preocupação com a demora no processo, que pode afetar o acesso ao crédito para financiar a próxima safra.

“Fico feliz que conseguimos evoluir na questão do CAR, mas o que preocupa é que esse impasse na validação dos cadastros possa virar um impeditivo para o produtor acessar crédito para financiar sua produção. Estamos próximos de iniciar um novo ano agrícola, e a questão financeira pode causar prejuízos enormes não só para o produtor, como para a economia do estado”.

Já o diretor executivo do Fórum Agro MT, Xisto Bueno destacou a importância do bom relacionamento entre setor produtivo e Governo do Estado. “Saímos satisfeitos com os encaminhamentos da reunião. O diálogo é fundamental. A Secretaria entendeu isso e prontamente se colocou à disposição para resolver os problemas e participar do Grupo de Trabalho. A meu ver foi um encontro muito produtivo e que deve ajudar a resolver os problemas relacionados ao CAR 2.0”.

Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .

Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.


Comente esta notícia

Sorriso melhora posição em ranking nacional e deixa o top 10 das cidades mais perigosas
#GERAL
INVESTIMENTO EM SEGURANÇA
Sorriso melhora posição em ranking nacional e deixa o top 10 das cidades mais perigosas
Policial envolvido em roubo a agência dos Correios é demitido em MT
#GERAL
LARANJA PODRE
Policial envolvido em roubo a agência dos Correios é demitido em MT
Festival de Inverno oferece diversas atrações à população
#GERAL
AGENDA CULTURAL
Festival de Inverno oferece diversas atrações à população
Polícia identifica mulher encontrada morta com sinais de esganadura na UFMT
#GERAL
ASSASSINATO
Polícia identifica mulher encontrada morta com sinais de esganadura na UFMT
Megaoperação realiza limpeza em 15 quilômetros da Miguel Sutil
#GERAL
SERVIÇO PÚBLICO
Megaoperação realiza limpeza em 15 quilômetros da Miguel Sutil
Jovem encontrada morta denunciou casal dias antes de ser morta
#GERAL
SINAIS DE TORTURA
Jovem encontrada morta denunciou casal dias antes de ser morta
Confira Também Nesta Seção: