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OPINIÃO Quarta-feira, 16 de Julho de 2025, 10:48 - A | A

16 de Julho de 2025, 10h:48 - A | A

OPINIÃO / ALAN PORTO

Ninguém segura!

ALAN PORTO



Os bons resultados obtidos pela educação pública de Mato Grosso, tanto no Ensino Fundamental, quanto no Ensino Médio, têm colocado o estado no centro das atenções de quem reconhece e vibra e até daqueles que apenas criticam sem necessariamente oferecer soluções ou alternativas. De todo modo, o objetivo de estarmos entre as cinco redes públicas mais bem avaliadas no País até 2026.

A boa notícia mais recente, que indica estarmos no caminho certo, foi divulgada na sexta-feira (11.7) pelo Ministério da Educação (MEC) e faz parte do Indicador Criança Alfabetizada (ICA) de 2024. Essa ferramenta estratégica permite acompanhar, de forma padronizada, o nível de alfabetização das crianças brasileiras ao final do 2º ano do Ensino Fundamental.

Pela análise do MEC, a nossa educação superou a meta de 59% de alfabetização em 2024 e avançou nos primeiros anos do ensino fundamental. Agora, temos 60,59% das crianças alfabetizadas ao fim do 2º ano do Ensino Fundamental. As próximas metas para 2025 até 2030 são, 63%, 67%,71%,74%, 77% e 80%, respectivamente.

No ano passado, quando Mato Grosso recebeu o Selo Ouro do MEC no âmbito do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, as boas práticas e o trabalho da Seduc em colaboração com os municípios na alfabetização na idade certa já indicavam essa assertividade.

De forma geral, o efeito cascata chegou também ao Ensino Médio, avançando 14 posições no ranking nacional quando saltamos do 22º para o 8ª lugar. A taxa de analfabetismo também caiu para 3,8% e atingiu o menor nível desde 2016, segundo o IBGE. O percentual foi registrado entre pessoas com idade entre 15 a 59 anos que, por algum motivo, deixaram de estudar. A meta da Seduc era chegar a 4% em 2025. Para 2026, o propósito da Seduc é zerar o analfabetismo nessa faixa etária.

Posso afirmar que os resultados obtidos pela educação pública de Mato Grosso, tanto no Ensino Fundamental, quanto no Ensino Médio e na EJA, vão muito além de investimentos em infraestrutura e recursos pedagógicos. É, antes de tudo, frutos de uma relação compartilhada desde 2019 com os servidores da educação, alunos, familiares, gestores públicos em todas as esferas, os Poderes, parceiros e a sociedade.

Essa relação recíproca que colocou o ser humano em primeiro lugar nasceu, cresceu e amadureceu a partir do Plano EducAção 10 Anos, com suas 30 políticas educacionais e mais de 150 ações definidas pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Educacão.

Esse cuidado com as pessoas envolveu e ainda envolve escuta, presença e compromisso com a qualidade de vida de quem vive a educação dentro e fora da escola. Sinto orgulho em dizer que esse resultado foi obtido por gente, por profissionais que conhecem os desafios locais e fizeram parte dessa transformação.

Juntos, vamos continuar avançando com esse compromisso coletivo e reforçando as iniciativas e investimentos que construíram esse ambiente educativo cada vez mais eficaz.

Alan Porto é secretário de Estado de Educação de Mato Grosso

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